Paul McCartney faz show no Maracanã
Crédito: Marcos Hermes

Não é difícil encontrar artistas protestando contra as inteligências artificiais, que cada vez mais interferem na produção musical. Dessa vez, quem se posicionou contra a IA foi ninguém menos que Paul McCartney, mas de um jeito que muita gente ainda não entendeu direito ou não concordou.

Nesta segunda-feira (17), o ex-Beatle anunciou que lançará uma faixa gravada em um estúdio quase completamente silencioso como resposta ao roubo de direitos autorais por empresas de inteligência artificial.

Em vez das tradicionais melodias e letras cativantes de Paul, há apenas um chiado baixo e alguns ruídos ocasionais, segundo o The Guardian. Com isso, as empresas geradoras de inteligência artificial, que costumam explorar injustamente a propriedade intelectual dos músicos para treinar seus modelos generativos de IA, não poderiam extrair nada da canção de McCartney, e é nisso que residiria a “vingança” do veterano músico.

Aos 83 anos e atualmente em turnê pela América do Norte, Paul adicionou a faixa ao lado B de um disco chamado Is This What We Want?, que vai conter outras gravações no mesmo modelo feita por outros artistas e deve ser lançado em vinil no dia 8 de dezembro. A campanha, inclusive, já está em pré-venda aqui.

Vale o investimento pela mensagem?

Paul McCartney anuncia canção de silêncio em protesto contra as IAs

O anúncio de McCartney surge em meio ao aumento no número de ações promovidas por músicos e artistas do Reino Unido com o propósito de persuadir o governo a impedir que empresas de tecnologia treinem modelos de IA com base em suas criações sem aprovação ou pagamento de direitos autorais.

Enquanto isso, a Grã-Bretanha enfrenta pressão contrária à regulamentação por parte da Casa Branca, comandada por Donald Trump nos Estados Unidos. A lista de faixas do álbum de Macca, por fim, deixa claro que “o governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA”.

Outros nomes que apoiam a campanha incluem Sam Fender, Kate Bush, Pet Shop Boys e o compositor de trilhas sonoras de filmes e produtor musical alemão Hans Zimmer.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!