
O Red Hot Chili Peppers pode ter sobrevivido alguns anos sem John Frusciante, mas a contribuição do lendário guitarrista é inquestionável e muitos sentem que a dinâmica do grupo com ele é diferente.
Apesar de ser considerado uma referência no Rock, o músico norte-americano, que retornou ao RHCP em 2019, sempre gostou de explorar sonoridades pelas quais ele tem forte admiração, indo desde o Rock Experimental até outros como New Wave, eletrônica e muito mais.
Dono de um amplo gosto musical, Frusciante foi sendo influenciado por diferentes guitarristas ao longo do tempo e, em certas ocasiões, o músico compartilhou alguns desses artistas que ocupam um lugar especial em sua vida, explicando a maneira como foi inspirado por alguns deles.
A seguir, confira uma lista reunida pelo Far Out com alguns dos guitarristas preferidos de John Frusciante e veja o que o músico já falou sobre eles!
Os 7 guitarristas preferidos de John Frusciante
Ty Segall
John Frusciante foi provocado em entrevista à Guitar World para citar alguns guitarristas modernos que ele admira, e o primeiro nome escolhido por ele foi Ty Segall. Ao falar sobre o músico, ele apontou:
“Ele é tão bom em fazer o instrumento e a amplificação responderem aos seus sentimentos – você nunca sabe como vai soar em seguida. Sua forma de tocar tem aquela qualidade enganosa de ‘descuido’ que só pode ser feita por pessoas que são tão intensas enquanto almas, que quando elas não dão a mínima, você ouve convicção e sinceridade. Em sua despreocupação, o que transparece é que ele se importa profundamente.”
Johnny ‘Guitar’ Watson
Na mesma entrevista, o integrante do RHCP apontou “Too Tired” (1955), do guitarrista texano Johnny Watson, conhecido como um dos ícones do Blues, como sua música favorita. O artista em questão colaborou frequentemente com Frank Zappa e também chegou a ser elogiado por nomes como Bobby Womack e os irmãos Vaughan.
Enquanto isso, Frusciante elogiou a “abordagem muito agressiva de Watson à guitarra elétrica, algo que eu acho que ninguém antes dele havia sequer chegado perto de alcançar”.
Allan Holdsworth
Apesar de Allan Holdsworth não ter alcançado o sucesso comercial que merecia, o falecido guitarrista inglês é frequentemente citado por outras lendas do instrumento. Sobre o músico que inspirou outros guitarristas influentes como Alex Lifeson, do Rush, e Tom Morello, do Rage Against The Machine, Frusciante apontou:
“Não acho que alguém precise ser tecnicamente avançado para ter alma, mas realmente não acho que exista alguém melhor que Allan Holdsworth… Tenho certeza de que sempre aprenderei com ele e jamais, nem em um milhão de anos, conseguirei fazer o que ele fez.”
Eddie Van Halen
Quem também está na lista dos guitarristas admirados por John Frusciante é o lendário e saudoso Eddie Van Halen. Após a triste notícia do falecimento do músico em 2021, o guitarrista do Red Hot Chile Peppers compartilhou que Van Halen o inspirou para além da técnica de sua execução:
“Com muita frequência, as pessoas presumem que o valor de um guitarrista vem de sua capacidade de chamar a atenção para si. E existem muitos guitarristas excelentes que são ótimos em chamar a atenção para si mesmos. Mas, para mim, o essencial que essas pessoas têm em comum é que elas não chamam a atenção para si mesmas.
Eddie Van Halen tinha um estilo extravagante, mas era um ótimo guitarrista base e fazia a bateria soar incrível. Fazia o baixo soar incrível. Fazia o vocalista soar incrível. Para mim, não importa quanta técnica você tenha; a verdadeira habilidade de um guitarrista está em fazer o resto da banda soar bem.”
Jimmy Page
Presente também na lista de preferidos de diversos outros guitarristas icônicos, Jimmy Page é uma importante referência para Frusciante. Na premiação MOJO Awards de 2004, o guitarrista do RHCP chegou a dizer à plateia que Page foi “a primeira pessoa que me fez querer tocar”, antes de lhe entregar o “Prêmio Maestro”.
Anos mais tarde, surgiu uma carta manuscrita que John escreveu para Page depois de descobrir que o guitarrista do Led Zeppelin havia assistido a um de seus shows. Na carta, ele o convidou para colaborar com o The Mars Volta, o que infelizmente nunca se concretizou.
Jeff Beck
Jeff Beck, que começou sua carreira com o The Yardbirds assim como Jimmy Page antes de se consolidar como um dos guitarristas mais influentes do Rock, também entrou para a seleção de Frusciante. O músico passou a admirar Beck desde sua juventude e, certa vez, disse sobre o guitarrista:
“Outro momento importante para mim foi descobrir gradualmente o jeito de Jeff Beck tocar guitarra, mais ou menos na mesma época que Jimi Hendrix. Minha mãe estava saindo com um cara que fumava maconha e era muito fã dos álbuns ‘Blow By Blow’ e ‘Wired’, do Jeff Beck, que eram muito populares naquela época. Eu não sabia de onde vinham esses sons. Ele está tocando numa Les Paul, mas não há alavanca no ‘Truth’, e mesmo assim você o ouve fazendo esses truques o tempo todo.”
Jimi Hendrix
A admiração de John Frusciante por Jimi Hendrix ia além da apreciação de sua técnica. O músico apontou que Hendrix foi capaz de criar o som “perfeito”, e destacou os diversos aspectos que admirava no guitarrista:
“Sua música sempre soou perfeita para mim, porque ele dobrava o som, cuidava da música em todas as dimensões. Onde a maioria das pessoas pensa em duas dimensões, ele pensa em quatro. Não acho que haja melhor guitarrista na história. Não poderia ser melhor que isso.
E há o espírito que está presente nisso. Ele cria um lugar onde você pode ir muito alto, voar e se perder. Ele trouxe aspectos do som que não sabíamos que existiam. Eu sinto que há pessoas avançando nessa frente, mas eles não são exatamente guitarristas — como [os artistas eletrônicos] Aphex Twin e Squarepusher. Eles continuam o trabalho que Jimi Hendrix começou, mas não na guitarra.”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!