AC/DC causou terremoto na Austrália com seu primeiro show no país em 10 anos
Crédito: reprodução

Nesta quarta-feira (12), o AC/DC iniciou sua primeira turnê em uma década em seu país natal, a Austrália. Ao se apresentar no Melbourne Cricket Ground, em Melbourne, a banda performou de forma tão poderosa que acionou equipamentos de detecção de tremores.

Muito aguardada pelos fãs, a apresentação gerou tanta intensidade que houve relatos de vibrações sísmicas; ou seja, pequenos terremotos.

De acordo com a Australian Broadcasting Corporation (ABC), Adam Pascale, cientista-chefe do Centro de Pesquisa Sismológica, disse que o tremor na faixa de dois a cinco hertz foi registrado em seu escritório em Richmond, a cerca de três quilômetros e meio do local do show.

Pascale explicou que, embora o volume alto da música seja um fator importante para as vibrações registradas, não foi o único motivo que contribuiu para os registros (via NME):

“As ondas sonoras que as pessoas estavam sentindo por perto e percebendo algo em seus corpos são o equivalente ao que nossos sismógrafos captam. Estamos captando o movimento do solo, não o som vindo do ar. Então, você tem alto-falantes no chão emitindo vibrações que são transmitidas pelo solo, mas a multidão pulando também está enviando energia para o solo. Se todo mundo estiver pulando em uníssono, isso tende a amplificar o sinal, então conseguimos captá-lo um pouco melhor. Já se for apenas o movimento geral da multidão […] ainda conseguimos captar.”

Além disso, um morador que vive a dez quilômetros da ABC afirmou que a apresentação estava tão alta que conseguia ouvir o show de sua casa, enquanto outros dois moradores de Hawthorn, subúrbio distante do Melbourne Cricket Ground, disseram que também conseguiam ouvir o som.

AC/DC provoca terremoto durante seu retorno à Austrália após dez anos

Além da repercussão do pequeno terremoto, o grupo australiano provocou comentários a respeito da performance de seus veteranos integrantes. Na seção de comentários do vídeo de “You Shook Me All Night Long” que você confere ao final da matéria, um fã elogiou o guitarrista Angus Young:

“Angus… sempre o melhor… deve trazer de volta os velhos tempos e as lembranças de um irmão/irmãos que se foram… continue sendo incrível, Angus… que Deus te abençoe.”

Outro internauta escreveu sobre o vocalista Brian Johnson:

“Mesmo com problemas de audição, Brian Johnson consegue cantar um sucesso incrível.”

Vale lembrar que o AC/DC fará três apresentações no Brasil entre fevereiro e março de 2026 e todas as datas se esgotaram em poucas horas. Quem conseguiu garantir seu ingresso?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!