Pink Floyd
Foto via Consequence of Sound

Um dos mais influentes grupos do Rock Progressivo na história, o Pink Floyd ganhou fama no final dos anos 1960 e se tornou famoso por seus álbuns conceituais repletos de psicodelia.

Lá no início, a banda era liderada pelo problemático e talentoso Syd Barrett, que precisou deixar seus colegas em 1968 devido à sua saúde mental deteriorada por conta do abuso de drogas combinado com seu quadro de esquizofrenia.

Barrett, que faleceu em 2006 aos 60 anos vítima de complicações da diabetes, foi substituído gradativamente pelo guitarrista David Gilmour. Na época, o Floyd lançou o álbum A Saucerful of Secrets, sucessor do disco de estreia The Piper at the Gates of Dawn (1967) e o único a contar com todos os cinco membros de sua formação clássica.

Por cerca de 12 dias, a banda foi um quinteto formado por Barrett e Gilmour com o baixista Roger Waters, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason. Nas gravações, a faixa que simboliza o raro encontro dos cinco lendários músicos no estúdio é “Set the
Controls for the Heart of the Sun”
.

Sabia dessa?

Pink Floyd tem apenas um música gravada por sua formação clássica

Escrita por Waters, a canção mistura a característica psicodelia da banda ao minimalismo e uma percussão hipnótica, representando, ao mesmo tempo, o som experimental de Barrett e o estilo mais conceitual que o Pink Floyd desenvolveu ao longo dos anos. Em entrevista, Nick Mason chegou a revelar que esse é seu tema favorito da banda (via Whiplash):

“Eu geralmente cito ‘Set the Controls for the Heart of the Sun’ como minha música preferida do Pink Floyd. É divertida de tocar e tem dinâmicas interessantes.”

Ouça “Set the Controls for the Heart of the Sun” logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!