Melissa Auf der Maur reflete sobre sua trajetória e a cena do Rock em seu primeiro livro de memórias
Divulgação

A baixista Melissa Auf der Maur, ex-integrante do Hole e do Smashing Pumpkins, anunciou seu primeiro livro de memórias Even the Good Girls Will Cry: A ’90s Rock Memoir.

A obra, que está prevista para ser lançada em 17 de março de 2026 pela editora Da Capo, é descrita como “parte autobiografia de amadurecimento, parte diário de viagem, parte álbum de recortes psicodélico” e promete revelar segredos da lendária cena alternativa dos Anos 90.

Além dos relatos da artista que viveu uma época efervescente do Rock, a obra apresenta fotos raras dos bastidores da carreira musical de Melissa, que começou lá atrás com o grupo canadense Tinker.

Melissa Auf der Maur reflete sobre sua trajetória em seu primeiro livro de memórias

Em um comunicado (via CoS), Melissa Auf der Maur compartilhou alguns detalhes do que os fãs vão encontrar em seu primeiro projeto literário:

“Este livro é sobre a década que definiu a mim e à minha geração, de 1991 a 2001, e sobre a minha vida nas bandas de rock que me permitiram ter um lugar na primeira fila para um momento incrivelmente visceral e inesquecível da contracultura.

É uma carta de amor ao poder da música e às vozes únicas que tornam o mundo um lugar mais interessante; é também uma ode ao analógico e à magia que se perdeu. Partilho o que a nossa geração testemunhou e o que o mundo já foi, na minha esperança de construirmos juntos um futuro mais habitável.”

Segundo a Rolling Stone, a história de Even the Good Girls Will Cry também contou com declarações especiais de Stevie Nicks, Dave Grohl, Rufus Wainwright, Michael Stipe, Ben Stiller e outros artistas.

A seguir, confira a descrição oficial do livro que já está em pré-venda:

“‘Even the Good Girls Will Cry’ começa com a infância boêmia de Auf der Maur em Montreal, onde sua profunda conexão precoce com a arte e a música lhe deu acesso à vibrante e colorida cena criativa local. Trabalhando como DJ de fitas cassete e vendedora de ingressos, ela via (e às vezes conhecia) as celebridades que passavam pela cidade — Nirvana, Jane’s Addiction, Pavement, Sonic Youth. Graças a uma garrafa de cerveja atirada e uma carta enviada por um fã, sua banda, Tinker, conseguiu uma oportunidade única de abrir um show para o The Smashing Pumpkins e, percebendo seu talento natural no baixo, Billy Corgan a recomendou para Courtney Love, apenas um dos muitos fios inexplicáveis ​​que tecem o destino ao longo desta fascinante autobiografia.

Arrancada de sua cena local e lançada no olho do furacão da dor em um palco global, Melissa juntou-se ao Hole para a turnê mundial Live Through This de 1994, logo após as mortes de Kurt Cobain e da baixista anterior do Hole, Kristen Pfaff, com Courtney Love no centro de tudo. Foi uma turnê de intensa paixão, com uma banda caótica, porém incrivelmente poderosa, constantemente ameaçando perder o controle. Melissa transporta o leitor com uma intimidade arrebatadora para dentro da ação, oferecendo um retrato heroico da inesquecível Courtney Love enquanto ela uivava na escuridão como se tentasse manter a dor à distância.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!