
No Rock e Metal, a gente sabe muito bem que o vocalista, na maioria das vezes, é quem assume o posto de líder e fica no centro das atenções, já que costuma ocupar a posição principal do palco.
Porém, essa definição não se aplica a alguns dos maiores grupos da história. Alguns deles seguem outras dinâmicas nos bastidores e não faltam exemplos de guitarristas, baixistas e bateristas sendo reconhecidos pelos fãs como os verdadeiros líderes.
Isso pode acontecer por diferentes motivos, desde as habilidades impecáveis e revolucionárias de alguns instrumentistas como Eddie Van Halen, até as contribuições nas composições e direção artística da banda, como é o caso de Tony Iommi.
A seguir, confira uma lista com 7 bandas de Rock e Metal que não possuem o vocalista como principal representante do grupo!
7 bandas de Rock e Metal que não têm o vocalista como líder
Black Sabbath: Tony Iommi
Apesar de Ozzy Osbourne ter comandado o Black Sabbath por quase uma década, contribuindo com sua voz, visual e performance para que a banda se tornasse um dos nomes mais influentes da cena do Metal, outros integrantes tinham um papel fundamental para o andamento do grupo nos bastidores.
Tony Iommi e Geezer Butler foram essenciais principalmente na composição das músicas da banda e deram continuidade ao grupo por quase duas décadas após a demissão de Osbourne. Tony ganhou ainda mais força como líder por ter persistido com o grupo em anos nos quais Geezer estava afastando, virando a cara do Black Sabbath.
Outro motivo para isso é a história de Iommi: após sofrer um acidente de trabalho, o guitarrista criou o timbre de guitarra com afinação grave que deu origem ao Heavy Metal e seus riffs inovadores foram a base para muitos sucessos do Black Sabbath.
Van Halen: Eddie Van Halen
David Lee Roth e Sammy Hagar podem ter gravado vocais clássicos para o Van Halen mas, assim como o Black Sabbath, o grande diferencial da banda foi o som inovador da guitarra comandando por Eddie Van Halen.
O estilo virtuoso de Eddie, que incorporou técnicas como o tapping, causou bastante impacto na cena e ajudou a redefinir o papel da guitarra no mainstream. O saudoso guitarrista também liderou a direção criativa da banda, alcançando novos patamares comerciais ao guiar o caminho para uma segunda fase mais Pop com a entrada de Sammy Hagar.
AC/DC: Malcolm Young
Bon Scott e Brian Johnson podem ter se destacado como vocalistas do AC/DC, mas a banda desde o início seguiu a visão de seus fundadores, os irmãos Angus e Malcolm Young. Apesar de Malcolm ter sido mais conhecido como guitarrista base do grupo australiano, ele era o arquiteto e a força motriz da composição da banda.
Após o falecimento de Malcolm, Angus tem sido o líder principal e os fãs sempre aguardam ansiosamente por suas performances enérgicas, com sua dancinha tradicional enquanto mostra todo o seu talento nos riffs icônicos de faixas como “Thunderstruck” e “Let Me Put My Love Into You”.
Iron Maiden: Steve Harris
Bruce Dickinson pode ter se tornado o rosto mais conhecido do Iron Maiden com sua forte presença de palco e seus poderosos vocais, mas o vocalista nunca foi o líder nos bastidores do grupo.
Quem assume a parte administrativa da banda e de sua estrutura é o icônico baixista Steve Harris, que formou o Maiden em 1975 e é o único membro que está no grupo desde o começo. Além de ser o principal compositor do grupo, ele supervisionou seu som e direção em todas as mudanças de formação.
Mötley Crüe: Nikki Sixx
O Mötley Crüe é um outro exemplo em que o baixista recebe o título de verdadeiro líder da banda. Apesar de Vince Neil ter contribuído com sua voz e atitude que foram essenciais para consolidar a imagem rebelde da banda, foi Nikki Sixx que ajudou o grupo a alcançar o estrelato.
O baixista não só escreveu a maior parte do repertório do Mötley Crüe, como ajudou a banda a superar seus momentos mais difíceis e teve grande influência na imagem e nas decisões comerciais da banda.
Alice in Chains: Jerry Cantrell
O saudoso Layne Staley marcou o Alice in Chains com sua voz inconfundível e sua emoção devastadora, tornando o grupo um símbolo do Grunge. Porém, o guitarrista Jerry Cantrell pode ser definido como o verdadeiro coração da banda.
Além de ter sido o responsável por muitas músicas do grupo, Jerry também assumiu os vocais principais em várias delas. Após a morte de Staley, Cantrell conduziu a banda com maestria enquanto eles se adaptavam ao novo capítulo que trouxe William DuVall nos vocais.
Slipknot: Shawn “Clown” Crahan
Em um grupo com nove integrantes, ter um líder para coordenar os direcionamentos é de extrema necessidade. No caso do Slipknot, quem assumiu esse posto foi um de seus fundadores, Shawn “Clown” Crahan.
O percussionista pode não estar sob os holofotes no palco como Corey Taylor, e se desvinculou rapidamente até mesmo do posto de baterista que assumiu nos primórdios. Mas foi ele que ajudou a moldar o conceito da banda, sendo responsável por tomar as principais decisões envolvendo o grupo até hoje.
Além disso, Clown dirigiu diversos clipes do Slipknot, tornando-se o principal nome por trás da visão artística do grupo.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!