Thom Yorke no Primavera Sound 2016 - Radiohead
Foto via Shutterstock

Nos últimos anos, plataformas como o TikTok foram responsáveis por resgatar músicas antigas, fazendo com que faixas lançadas há décadas voltassem a ocupar as paradas de sucesso. A dinâmica viral dessas redes impulsionou diversas canções e as apresentou para novas gerações, como foi o caso do Radiohead.

De maneira surpreendente, a música “Let Down” voltou a ganhar destaque 28 anos depois de seu lançamento. Lançada originalmente em 1997 como single de divulgação do aclamado álbum da banda liderada por Thom Yorke, OK Computer, a faixa entrou na Billboard Hot 100 em agosto após ter viralizado no TikTok.

“Let Down” voltou a se tornar popular após usuários da plataforma, principalmente da geração Z, passarem a usá-la como trilha sonora para vídeos mais dramáticos, relatando acontecimentos impactantes da vida, assim como a famosa “volta por cima”.

Recentemente, em entrevista ao The Sunday Times (via CoS), os integrantes do Radiohead reagiram à ascensão de “Let Down” em pleno 2025. Yorke apontou:

“Acho isso especialmente bizarro. Porque lutei com unhas e dentes para que não fosse gravada, mas Ed O’Brien disse: ‘Se não for, vou embora.'”

O responsável pela entrada da faixa, Ed O’Brien, apontou que agora a música se tornou o “coração emocional” de OK Computer e disse ter ficado surpreso com a repercussão na plataforma:

“Mesmo assim, fiquei atônito. Então contei aos meus filhos, de 18 e 21 anos, e eles disseram: ‘O que você esperava? Adolescentes são deprimidos. É música deprimente!'”

Radiohead culpa depressão pela falta de turnês

Os fãs do Radiohead foram presenteados recentemente com a notícia de que a banda fará uma série de shows na Europa, marcando seu retorno aos palcos pela primeira vez desde a turnê feita em 2018 para promover A Moon Shaped Pool.

Na mesma entrevista ao The Sunday Times, o lendário grupo de rock alternativo comentou sobre os motivos para terem dado um tempo nas turnês.

Thom Yorke, por exemplo, apontou que desde 2016 vem lutando para lidar com a morte de sua ex-esposa, enquanto o guitarrista Ed O’Brien revelou aos colegas de banda que queria deixar o grupo. Yorke explicou (via UCR):

“Acho que as coisas saíram um pouco do controle, então tivemos que parar. Havia muitos elementos. Os shows foram ótimos, mas foi tipo, ‘Vamos parar agora antes que a gente caia desse penhasco.’ Eu precisava parar de qualquer jeito… Eu não tinha me dado tempo para sofrer. Aquilo estava saindo de uma forma que me fez pensar: ‘Preciso tirar isso daqui.’”

O vocalista apontou que sentiu dificuldade até para conseguir encontrar conforto na música:

“A ideia de ter que parar, mesmo quando faz sentido… Eu não consigo. Preciso de algo em que eu possa me agarrar. Mas houve momentos na minha vida em que busquei consolo na música e toquei piano, mas literalmente dói. Fisicamente. A música dói, porque você está passando por um trauma.”

O’Brien, por sua vez, revelou que se sentiu nervoso quando a banda se reuniu para jams experimentais no ano passado. O músico compartilhou alguns detalhes do contexto no qual a banda estava inserida durante sua última turnê:

“Eu estava praticamente farto do Radiohead… Não foi ótimo da última vez. Gostei dos shows, mas odiei o resto. A gente se sentia desconectado, exausto pra caramba. Acontece. Olha, o sucesso tem um efeito estranho nas pessoas – eu simplesmente não queria mais fazer aquilo. E eu disse isso a eles.”

O guitarrista apontou que os efeitos daquele momento foram bastante delicados:

“Tive uma depressão profunda. Cheguei ao fundo do poço em 2021. E uma das coisas boas que saiu disso foi perceber o quanto eu amo esses caras. Eu os conheci quando tinha 17 anos… Passei de pensar ‘não consigo me ver fazendo isso de novo’ para perceber que, sabe, nós temos algumas músicas estelares.”

Ao que tudo indica, a banda conseguiu superar essa fase difícil e está pronta para pegar a estrada novamente. Sorte a nossa!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!