Pedro Emílio - Crédito Alexandre Toffoli
Foto por Alexandre Toffoli

Depois de conquistar sua primeira indicação ao Grammy Latino com o álbum de estreia Enquanto os Distraídos Amam, o cantor e compositor Pedro Emílio celebra este momento com o lançamento do single “Plano Original”, já disponível em todas as plataformas digitais.

A faixa, produzida por Matheus Stiirmer, também indicado ao Grammy Latino, marca uma virada mais dançante na trajetória do artista, mas sem deixar de lado o cuidado com arranjos e emoção.

Com uma sonoridade que transita entre o Disco Funk dos anos 80, a Black Music e o Merengue antigo, “Plano Original” traz influências de nomes como Earth, Wind & Fire, Tania Maria, Snarky Puppy e Ed Motta. A composição, assinada por Pedro em parceria com Fabiano Ribeiro e Davi Mohallem, nasceu de forma espontânea. “Foi um processo muito natural fazer essa música, parece que ela meio que nasceu pronta, com essa cara mais dançante e cheia de energia de banda”, explica o artista.

Em conversa exclusiva com o TMDQA!, Pedro revelou que essa vontade de explorar uma sonoridade mais vibrante vem de reflexões antigas sobre seu próprio repertório.

Eu senti que era hora de explorar essa sonoridade mais dançante lá no disco mesmo. Acho que Enquanto os Distraídos Amam já trazia isso, mas em ‘Plano Original’ isso fica mais claro. É uma música funkeada, com a célula rítmica bem marcada e metais maravilhosos. Acho que ela seria a mais dançante do álbum, se fizesse parte dele.

Apesar da energia solar do novo single, o artista ressalta que não enxerga a faixa como o início de uma nova era, mas sim como a celebração de um ciclo marcante.

A intenção com ‘Plano Original’ não foi abrir um novo ciclo, mas celebrar o que a gente viveu com Enquanto os Distraídos Amam. Eu ainda quero levar esse show para mais lugares, então essa história não acabou. Essa música é uma forma bonita de encerrar – ou continuar – esse momento.

Além das batidas e metais cheios de groove, “Plano Original” também carrega uma camada afetiva. No fim da faixa, o público ouve áudios reais da avó de Pedro, gravados em 2020. “Colocar a voz da minha avó foi algo muito íntimo. Ela ainda é viva, mora em Salvador, e me traz muito aconchego. Eu quis eternizar isso num fonograma, homenagear uma parte importante da minha história”, conta o cantor.

Pedro Emílio celebra fase boa

O novo lançamento chega em um momento de amadurecimento artístico e pessoal. Apesar do reconhecimento da Academia Latina, Pedro segue equilibrando a carreira musical com o trabalho fora dos palcos. “Mesmo sendo indicado ao Grammy, eu ainda não vivo de música, ainda sou CLT, venho presencial. Mas estou tranquilo com o tempo das coisas”, compartilha.

Para ele, o sucesso não alterou sua essência nem o rigor com o qual conduz a própria trajetória.

O nível de cobrança é mais pessoal, não vem do público. Fazer bem feito é o mínimo. Dentro do que posso, com o investimento e o tempo que tenho, quero sempre entregar o melhor.

Animado com o futuro, Pedro garante que o reconhecimento do Grammy serviu de combustível para continuar investindo em novas canções. “Esse reconhecimento me ajuda a acreditar que estou no caminho certo. Fico muito feliz e animado para o que virá — e espero que as pessoas se animem comigo também”, conclui.

Ouça “Plano Original” abaixo!