
Dono de uma voz inconfundível, Rod Stewart se consolidou como um artista influente tanto do rock como do pop.
Além de chamar atenção por sua entrega nos palcos, o veterano cantor britânico segue atraindo uma legião de fãs com a versatilidade de sua obra. Ao longo dos anos, ele transita com maestria por diferentes gêneros expondo as influências que marcaram sua trajetória musical.
Em entrevista à BBC Radio 2 (via Far Out), Stewart compartilhou certa vez algumas de suas canções favoritas, revelando sua admiração por artistas que vão desde o rock e soul até o pop e jazz. Ao começar sua seleção, Stewart apontou Muddy Waters como uma de suas grandes inspirações, e citou “Feel So Good” como sua música favorita. Sobre a escolha, ele explicou:
“Foi um dos primeiros álbuns que comprei. Acho que era ‘Live at Monterey’, um álbum ao vivo. Também foi uma grande influência para o Faces [banda da qual Rod fez parte], porque costumávamos tocar essa música. Acho que a gravamos e foi simplesmente adorável, Little Walter na gaita, Francis Clay, Willie Dixon no baixo, simplesmente assombroso!”
Nas primeiras obras lançadas por Rob também é possível identificar a influência da soul music. De acordo com seus comentários, nenhum músico desse gênero lhe inspirou tanto quanto Otis Redding, conhecido como o “Rei do Soul”. Stewart apontou:
“Vi Otis em 1967 no Kuban State e chorei muito quando ele cantou essa música. O interessante do show é que ele tocou apenas 20 minutos. Eles contrataram Booker T & the MG’s, Rufus Thomas, Carla Thomas, Sam & Dave, e todos tocaram por 10, 20 minutos, e o show terminou em uma hora e meia.”
Influências musicais de Rod Stewart
Com a ascensão de sua carreira na década de 1970, Rod Stewart começou a apostar cada vez mais no pop e revelou que a banda Prefab Sprout chamou sua atenção em meados da década de 1980, quando o grupo lançou seus emblemáticos discos Swoon e Steve McQueen. Ao citar “Cars and Girls” como uma de suas músicas favoritas, o cantor disse:
“Simplesmente maravilhoso, Paddy McAloon tem uma música no meu novo álbum [‘Who Designed the Snowflake’, do álbum Blood Red Roses de 2018], que eles compuseram para mim. Embora nunca tenhamos nos conhecido, trocamos e-mails o tempo todo. Essa banda, eu te digo, é simplesmente maravilhosa. Ele leva [sua música] para além do gênero rock and roll, é quase jazz. Vida longa ao Prefab Sprout!”
Entre as últimas obras que entraram para a lista do músico britânico estava o sucesso “Uptown Funk”, de Mark Ronson em parceria com Bruno Mars. Ao falar da canção, Rod fez diversos elogios ao trabalho de Bruno e Mark:
“Bruno Mars, para mim, não quero dizer que ele é um novo Michael Jackson. Acho que ele é um homem que caminha com as próprias pernas. Ele está fazendo algo totalmente brilhante. Essa música, eu acho, é uma das melhores gravações já lançadas em nosso mundo. Eu a amo muito. A produção, Mark Ronson, é simplesmente óbvio, é simplesmente uma classe diferente. O riff de metais que circula, já existe [há um tempo], é uma coisa de James Brown. Mas é isso que a torna atraente para você e para mim.”
A seguir, confira a lista completa com as músicas preferidas de Rod Stewart.
As 10 músicas preferidas de Rod Stewart
Eddie Cochran – “Three Steps to Heaven”
Muddy Waters – “Feel So Good”
Otis Redding – “Try A Little Tenderness”
Al Jolson – “Sonny Boy”
Bobby Womack – “Lookin’ For A Love”
Sam Cooke – “Cupid”
Prefab Sprout – “Cars and Girls”
Billie Holiday – “These Foolish Things (Remind Me Of You)”
Little Richard – “The Girl Can’t Help It”
Mark Ronson – “Uptown Funk (feat. Bruno Mars)”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!