Rod Stewart
Foto de Rod Stewart via Shutterstock

Dono de uma voz inconfundível, Rod Stewart se consolidou como um artista influente tanto do rock como do pop.

Além de chamar atenção por sua entrega nos palcos, o veterano cantor britânico segue atraindo uma legião de fãs com a versatilidade de sua obra. Ao longo dos anos, ele transita com maestria por diferentes gêneros expondo as influências que marcaram sua trajetória musical.

Em entrevista à BBC Radio 2 (via Far Out), Stewart compartilhou certa vez algumas de suas canções favoritas, revelando sua admiração por artistas que vão desde o rock e soul até o pop e jazz. Ao começar sua seleção, Stewart apontou Muddy Waters como uma de suas grandes inspirações, e citou “Feel So Good” como sua música favorita. Sobre a escolha, ele explicou:

“Foi um dos primeiros álbuns que comprei. Acho que era ‘Live at Monterey’, um álbum ao vivo. Também foi uma grande influência para o Faces [banda da qual Rod fez parte], porque costumávamos tocar essa música. Acho que a gravamos e foi simplesmente adorável, Little Walter na gaita, Francis Clay, Willie Dixon no baixo, simplesmente assombroso!”

Nas primeiras obras lançadas por Rob também é possível identificar a influência da soul music. De acordo com seus comentários, nenhum músico desse gênero lhe inspirou tanto quanto Otis Redding, conhecido como o “Rei do Soul”. Stewart apontou:

“Vi Otis em 1967 no Kuban State e chorei muito quando ele cantou essa música. O interessante do show é que ele tocou apenas 20 minutos. Eles contrataram Booker T & the MG’s, Rufus Thomas, Carla Thomas, Sam & Dave, e todos tocaram por 10, 20 minutos, e o show terminou em uma hora e meia.”

Influências musicais de Rod Stewart

Com a ascensão de sua carreira na década de 1970, Rod Stewart começou a apostar cada vez mais no pop e revelou que a banda Prefab Sprout chamou sua atenção em meados da década de 1980, quando o grupo lançou seus emblemáticos discos Swoon e Steve McQueen. Ao citar “Cars and Girls” como uma de suas músicas favoritas, o cantor disse:

“Simplesmente maravilhoso, Paddy McAloon tem uma música no meu novo álbum [‘Who Designed the Snowflake’, do álbum Blood Red Roses de 2018], que eles compuseram para mim. Embora nunca tenhamos nos conhecido, trocamos e-mails o tempo todo. Essa banda, eu te digo, é simplesmente maravilhosa. Ele leva [sua música] para além do gênero rock and roll, é quase jazz. Vida longa ao Prefab Sprout!”

Entre as últimas obras que entraram para a lista do músico britânico estava o sucesso “Uptown Funk”, de Mark Ronson em parceria com Bruno Mars. Ao falar da canção, Rod fez diversos elogios ao trabalho de Bruno e Mark:

“Bruno Mars, para mim, não quero dizer que ele é um novo Michael Jackson. Acho que ele é um homem que caminha com as próprias pernas. Ele está fazendo algo totalmente brilhante. Essa música, eu acho, é uma das melhores gravações já lançadas em nosso mundo. Eu a amo muito. A produção, Mark Ronson, é simplesmente óbvio, é simplesmente uma classe diferente. O riff de metais que circula, já existe [há um tempo], é uma coisa de James Brown. Mas é isso que a torna atraente para você e para mim.”

A seguir, confira a lista completa com as músicas preferidas de Rod Stewart.

As 10 músicas preferidas de Rod Stewart

Eddie Cochran – “Three Steps to Heaven”


Muddy Waters – “Feel So Good”


Otis Redding – “Try A Little Tenderness”


Al Jolson – “Sonny Boy”


Bobby Womack – “Lookin’ For A Love”


Sam Cooke – “Cupid”


Prefab Sprout – “Cars and Girls”


Billie Holiday – “These Foolish Things (Remind Me Of You)”


Little Richard – “The Girl Can’t Help It”


Mark Ronson – “Uptown Funk (feat. Bruno Mars)”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!