Roger Waters, do Pink Floyd
Foto via Wikimedia Commons

Roger Waters fez duras críticas a uma escolha recente do Comitê Norueguês do Nobel após a decisão de conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 à venezuelana María Corina Machado, principal líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro.

Para justificar sua escolha, o Comitê apontou para a suposta luta de Machado na defesa da democracia e dos direitos humanos na Venezuela e ainda reforçou que a política estaria resistindo à militarização da sociedade e buscando unir a oposição em torno de uma transição pacífica (via Brasil 247).

Inconformado com a decisão, o confudador do Pink Floyd, conhecido por seu ativismo político, compartilhou um vídeo em suas redes sociais ironizando a escolha do Comitê e acusando a instituição de deturpar o conceito de paz:

“María Corina Machado, o Comitê Norueguês do Prêmio Nobel da Paz decidiu dar a você o Prêmio Nobel da Paz de 2025. Nobel deve estar se revirando no túmulo. Eu sei que ele inventou a dinamite e ele provavelmente era um idiota completo.”

Roger Waters critica escolha do Prêmio Nobel da Paz de 2025

Em seu vídeo, Roger Waters ainda fez uma comparação entre a premiação da venezuelana e a possibilidade de concederem um prêmio a Donald Trump. Ele apontou:

“O prêmio também poderia ter sido dado a Donald Trump. Não seria menos absurdo. Comecem a se comportar como seres humanos. Comecem a se comportar como se vocês tivessem um QI acima da temperatura ambiente. María Corina Machado é uma idiota. Ela não tem nada a ver com a paz.”

O músico veterano, que no ano passado declarou apoio a Maduro, atual presidente da Venezuela, também se lembrou de outros momentos vistos por ele como controversos envolvendo o Nobel da Paz:

“Eu sei que vocês também não se importam com a paz. Vocês deram o prêmio a Henry Kissinger. Vocês estavam cogitando dar o prêmio a Donald Trump. Isso não tem nada a ver com a paz.”

Waters aproveitou para expressar o que ele acredita que representa a paz e criticou o plano dos Estados Unidos para a Faixa de Gaza, fazendo referência ao povo palestino:

“A paz é sobre expressar a verdade e o amor para nossos irmãos e irmãs em todo o mundo. E sobre apoiar a ideia de direitos humanos universais e iguais.

Então, por que não começamos com nossos irmãos e irmãs na Palestina? E sabemos que esse plano de paz, com o maldito Tony Blair envolvido com as pessoas que dirigirão Gaza… Vocês são loucos? Sim, vocês são.”

Vale lembrar que María Corina Machado foi impedida de ser candidata nas eleições presidenciais de 2024, e parte de sua equipe foi presa durante a campanha e após o pleito. Desde o ano passado, a política está escondida após ameaças do regime de Maduro, segundo conta a CNN Brasil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!