Anika Nilles
Foto por Alex Solca, via Modern Drummer Magazine

A alemã Anika Nilles foi convocada pelo Rush para assumir a bateria na turnê de reunião que marca o retorno do icônico grupo de rock progressivo aos palcos após o falecimento do lendário Neil Peart em 2020.

Antes de ser anunciada como nova integrante da banda veterana, a baterista participou de uma entrevista no canal TV Braba e revelou algumas de suas principais referências para se tornar uma das instrumentistas mais respeitadas de sua geração,

Afirmando que vários bateristas marcaram sua trajetória, Nilles admitiu que é um desafio escolher apenas alguns deles. Ainda assim, ela conseguiu definir os que tiveram um impacto maior em sua formação, apontando que cada um desses instrumentistas ajudou a moldar aspectos diferentes de sua maneira de tocar:

“Essa é sempre uma pergunta difícil de responder, mas eu diria três principais: Jeff Porcaro, Adam Deitch e Chris Coleman.

Eu cresci ouvindo Toto, e talvez a primeira vez que estudei um baterista de verdade foi o Jeff Porcaro e seus grooves. Eu devia ter uns 12 ou 15 anos. Depois veio o álbum ‘Überjam’, do John Scofield, com o Adam Deitch na bateria – ele tem esse swing funkeado incrível, que me influenciou muito.”

Em relação ao terceiro nome citado por Anika, Chris Coleman, a baterista revelou que chegou a estudar pessoalmente com o músico norte-americano:

“Tive uma aula com o Chris sobre compassos ímpares e foi uma experiência transformadora. Ele é incrível nisso. Isso me levou mais fundo nesse tipo de material.”

Bateristas brasileiros que Anika Nilles admira

Durante a entrevista ao canal brasileiro, Anika Nilles também enalteceu a qualidade e a versatilidade dos bateristas brasileiros, que ela já acompanha há um bom tempo:

“Ramon Montagner é um dos bateristas brasileiros que eu conheço. Nós fizemos alguns trabalhos juntos na Polônia também. E, claro, Eloy Casagrande. Tem algum outro brasileiro que eu esteja pensando? Não, acho que são esses dois caras. Mas me deem sugestões, eu ficarei feliz em ouvir.”

Sem dúvidas as referências de peso de Nilles contribuíram para o talento da baterista, que assumiu o desafio de substituir o icônico e saudoso Neil Peart. Inclusive, os fãs do Rush já foram explorar os vídeos publicados pela artista e ficaram impressionados com suas performances.

A turnê de reunião da banda de Geddy Lee e Alex Lifeson, incentivada até por Paul McCartney por um motivo curioso, terá início em 7 de Junho de 2026 com um show no Kia Forum, em Los Angeles, na Califórnia, onde a banda toca novamente no dia 09/06. Saiba mais detalhes aqui.

Os 3 bateristas que mais influenciaram a nova baterista do Rush – e dois brasileiros que ela admira

Jeff Porcaro (Toto)

Adam Deitch

Chris Coleman

Ramon Montagner

Eloy Casagrande

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!