
O duo Benziê está se preparando para transformar a Casa Natura Musical em uma extensão de sua própria casa na apresentação que será realizada nesta sexta-feira, 10 de outubro, em São Paulo.
Formado por Vic Conegero e Du Pessoa, o grupo traz o show intitulado “Do Lado de Dentro”, no qual propõe compartilhar com o público “o que sempre foi a essência do Benziê”. Ao TMDQA!, a banda contou que a performance preparada especialmente para o local não se trata apenas de um momento musical, e sim uma oportunidade de contar a história de como o projeto começou, quais foram seus primeiros vídeos que viralizaram e o que acontece nos bastidores de sua carreira.
O repertório contempla tanto as músicas autorais de sucesso como “Água Salgada”, “Sereia” e “Samba Azul”, presentes em seu disco de estreia Entre (2024), como releituras que, segundo o duo, são “músicas que tem algum valor afetivo e que de alguma forma foram semente pro que a gente compõe hoje como Benziê”.
Na conversa recente, os integrantes do Benziê revelaram que os fãs podem esperar lançamentos ainda para 2025 e prometeram:
“O que podemos adiantar é que, assim como ‘Água Salgada’, vem aí um som com a cara do verão, que abre caminhos pra uma sequência de faixas e trabalhos inéditos em 2026”.
Os ingressos para a apresentação na Casa Natura Musical estão disponíveis e variam entre R$40,00 e R$180,00 dependendo do setor escolhido. Você pode adquirir o seu no site do Sympla.
A seguir, confira a entrevista na íntegra com o Benziê!
TMDQA! Entrevista Benziê
TMDQA!: O conceito do show “Do Lado de Dentro” preparado para a performance na Casa Natura, busca levar para o público um cenário que recria a sala da casa de praia de vocês. Como surgiu essa ideia e como ela influencia a performance que vocês vão apresentar?
Benziê: A ideia nasceu da vontade de mostrar pro público o que sempre foi a essência do Benziê: música feita de forma simples, íntima e verdadeira, como se fosse mesmo na nossa sala de casa. As músicas sempre começam assim, no sofá, na varanda, tendo ideias, gravando vídeos pra internet, e foi desse lugar que muita gente conheceu a gente. Quisemos recriar esse ambiente de afeto e proximidade — a sala da nossa casa de praia, que é onde surgem as nossas canções e encontros musicais com diversos artistas.
Pra ter uma ideia já recebemos em casa – Vitor Kley, Zeeba, Pedro Calais, João Ferreira, entre outros. Isso influencia diretamente a performance, porque o show não vai ser só sobre tocar músicas, mas sobre contar uma história: como começamos, os primeiros vídeos que viralizaram, e o que acontece “do lado de dentro”.
TMDQA!: O que o público pode esperar de diferente dessa apresentação em relação aos shows anteriores do Benziê?
Benziê: Com certeza uma energia e uma estética sonora bem mais minimalista do que apresentamos nos shows convencionais com banda. Exclusivamente pra esse show, a gente recriou os arranjos partindo da nossa tocada mais espontânea no violão e piano de forma que as letras e melodias das canções fossem mais valorizadas. Temos um bloco especial de samba, onde vamos apresentar pela primeira vez uma música inédita nossa. Além disso, vamos ter mais algumas surpresas como a participação de amigos artistas e integrantes da nossa banda. Resumindo, vai dar pra se emocionar e pra dançar também.
TMDQA!: A faixa “Água Salgada” se tornou um dos grandes sucessos de vocês. Como é pra vocês verem tantas pessoas se identificando com essa música, usando em suas mídias, e o que vocês acreditam que é o grande diferencial dela para ter conquistado tantas pessoas?
Benziê: “Água Salgada” nasceu de uma forma muito verdadeira, inspirada nesse universo que sempre nos acompanhou — o mar, o surf, o sol, a liberdade. Acho que o que faz tanta gente se identificar é justamente essa simplicidade: ela fala de coisas que todo mundo sente, além de te transportar de forma leve pra um lugar de paz, trazendo boas lembranças sempre relacionadas ao mar (todo mundo já viveu um bom momento à beira mar, e já parou pra pensar na vida ali, sentiu aquela vontade de largar tudo e viver outra realidade).
Ver a música sendo usada por tantas pessoas em seus momentos especiais, com os pés na areia, em viagens, casamentos ou até em cenas do dia a dia, é muito gratificante pra gente. Tudo aconteceu de forma orgânica e genuína. O diferencial dela está na energia: é uma canção que transmite alegria e liberdade, mas ao mesmo tempo acolhe. E talvez por isso tenha conquistado tanta gente. Fora que a gente vive num país tropical, cercado de praias e mar, e essa é uma paisagem que inspira a vida de milhares de brasileiros — faz parte da nossa essência e a gente quer sempre explorar isso.”
TMDQA!: No setlist do show na Casa Natura vocês vão misturar as músicas autorais com releituras de canções brasileiras. Como vocês escolhem quais canções ganham uma “nova roupagem” do Benziê?
Benziê: É uma pesquisa de repertório praticamente da vida inteira, porque essas releituras que a gente escolhe, sempre são músicas que tem algum valor afetivo e que de alguma forma foram semente pro que a gente compõe hoje como Benziê. Além disso, a gente usou muito a internet pra pautar as escolhas também: nos últimos tempos gravamos uma série de vídeos dessas releituras despretensiosas nas nossas redes sociais, e ali fomos entendendo quais arranjos mais faziam sentido com a estética do Benziê, e com as quais o nosso público mais se identificava.
TMDQA!: No ano que vem vocês completam 10 anos do duo. Como vocês avaliam a trajetória do Benziê até agora e o que vocês ainda almejam conquistar?
Benziê: Nossa carreira sempre caminhou de forma muito paralela à nossa vida pessoal, tudo foi feito até aqui como uma extensão da nossa parceria, minha e do Du. As vezes nem tão pautada na pressa que o mercado exige mas sempre com muito respeito à nossa verdade e ao que conseguimos abraçar de forma independente. Por isso a gente olha com muito orgulho e carinho para o que construímos até aqui e para as pessoas que se identificam com a gente através da nossa música. Fomos ganhando corpo, amadurecendo juntos e ganhando público de forma muito orgânica, sempre com uma troca muito real com quem nos ouve. A busca por estar cada vez mais alinhados com a nossa verdade é constante. A gente espera que assim a gente possa plantar mensagens bonitas e inspiradoras pra que a nossa música sirva de respiro e aconchego.
Hoje o que almejamos é conquistar ainda mais espaço nos festivais nacionais pra que mais gente venha de encontro com a nossa música. Outro desejo é o de comemorar esses 10 anos de Benziê na nossa primeira turnê internacional.
TMDQA!: Após o lançamento de “Entre”, quais são os próximos planos de vocês? Os fãs podem esperar novos lançamentos para este ano ainda?
Benziê: Com certeza. Esse foi um ano muito produtivo no off-line pra gente, de muita inspiração e criação. Temos diversas músicas prontas e agora chegou a hora de colocar esses trabalhos no mundo. Como o ano ainda não acabou, sim, teremos lançamentos em 2025, e o que podemos adiantar é que, assim como água salgada, vem aí um som com a cara do verão, que abre caminhos pra uma sequência de faixas e trabalhos inéditos em 2026.
TMDQA!: Quais discos têm sido os melhores amigos de vocês nos últimos meses?
Benziê: Aqui em casa a gente escuta muita coisa, fica até difícil escolher. Mas alguns discos que têm sido nossos grandes companheiros nos últimos meses são “Messy” da Olivia Dean, “Pique” da Dora Morelenbaum, “Malásia” do Djavan, “Gilberto Sambas” do Gilberto Gil e “Bit” do Mundo Livre SA. Cada um deles inspira a gente de um jeito diferente e acaba influenciando também o que criamos.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!