Danilo Caymmi lidera show em sarau em homenagem à família
Foto: Rodrigo Polo

O Sarau Brasilis celebra seu segundo aniversário com um show especial no Teatro B32, em São Paulo, no próximo sábado (11 de outubro), às 20h. A noite será um tributo às composições da família Caymmi, com releituras de mais de 20 artistas que integram o coletivo. No último ato, Danilo Caymmi se junta aos músicos do Sarau para cantar e tocar parte de sua obra. O compositor falou com exclusividade ao TMDQA! sobre a apresentação, que promove um encontro geracional entre diferentes vozes da música brasileira.

“Eu me sinto nos anos 70, sabe? Com os meus amigos músicos, que iam na casa uns dos outros, ‘vamos fazer o som na casa do fulano’, ‘vamos fazer o som na casa do cicrano’, todos jovens e trocando harmonias, mostrando músicas. É isso que acontece no Sarau Brasilis. Não é um sarau pré-moldado, não. É uma coisa natural.”

Entre os cantores e instrumentistas que sobem ao palco estão Cláudya, Markinhos Moura, João Suplicy e Graça Cunha, acompanhados pela banda Som Brasilis, sob regência do maestro Dino Barioni. Denise Caymmi, filha de Nana (1941–2025), também participará do evento.

No repertório, canções como “Rainha do Mar”, “Você Já Foi à Bahia”, “Maracangalha”, “Rio Amazonas” e “Alegre Menina” prometem mergulhar o público no universo da família Caymmi. Herdeiro de Dorival Caymmi, que ajudou a traduzir a Bahia em música, Danilo construiu sua própria trajetória na música com sucessos como “Andança”, “Casaco Marrom” e “O Bem e o Mal”, que seguem atemporais e estão no setlist. A força do Sarau Brasilis reflete o atual movimento da MPB, que ganha cada vez mais relevância nas plataformas digitais e vem conquistando o público mais jovem. Em outras notícias, clique aqui e veja quais artistas da MPB estão se destacando entre a Geração Z, de Tim Maia a Liniker, e como o gênero tem se reinventado no streaming.

Ao TMDQA!, Danilo Caymmi reconhece na nova geração de ouvintes e artistas, o sentimento de compartilhar música e resumiu o sentimento de estar nessa celebração: 

“Bom, fico feliz que a MPB esteja em alta, como você falou mesmo, a geração Z tem consumido mais. Eu vejo, nessa nova geração de artistas, um potencial muito grande. Daí a importância do Sarau Brasilis, porque me remonta à minha juventude. Acho que isso acontece espontaneamente no Sarau Brasilis, é por isso que eu tenho um carinho todo especial pelo Sarau. Eu acho que o Sarau é um ponto de partida para essa geração tão solidária. Não tem pessoal fora do ego, sabe? Todo mundo se ajuda, compartilha, troca. Isso aconteceu com a minha geração, por isso eu acredito nessa geração. Esses jovens músicos, cantores e cantoras que pertencem ao Sarau Brasilis me deixam feliz por participar.”

Entre os nomes que integram o movimento está João Suplicy, que, curiosamente, já foi vizinho de Nana Caymmi no Rio de Janeiro. Os dois moraram no mesmo prédio, em apartamentos lado a lado. Nana, uma das homenageadas da noite, marcou essa convivência com lembranças que agora voltam ao palco do Sarau, como afirmou o músico:

“Algumas vezes ela foi em casa, tomamos whisky juntos, eu tocava violão e a gente conversava. Esta foi uma época que eu mergulhei mais a fundo na obra do (Dorival) Caymmi, e vai ser incrível poder estar de novo próximo desse universo musical que é tão rico e tão significativo pro Brasil e também pra nossa arte, junto de tantos amigos”

O Sarau Brasilis é um coletivo de artistas independentes que se reúne mensalmente para celebrar compositores brasileiros. Cada encontro é dividido em três atos: uma jam session aberta, um concurso de canções autorais para artistas independentes e, por fim, a apresentação do homenageado, com releituras da banda do sarau e participações de novos cantores. Esse último momento é marcado por histórias do celebrado, que compartilha curiosidades sobre suas composições e trajetória, um dos pontos mais cativantes da noite.

O projeto já recebeu nomes como Alaíde Costa, Márcio Borges, Gabriel Moura, Sérgio Britto, Roberto Menescal e Anastácia. Danilo Caymmi também já foi homenageado e se tornou padrinho da iniciativa. 

A programação do evento no próximo sábado também conta com uma exposição do fotógrafo Ângelo Pastorello e da artista plástica, Sandra Martinelli.

Serviço

Sarau Brasilis canta Família Caymmi – com Danilo Caymmi e convidados

Teatro B32

Rua Lício Nogueira, 92. 

11/10, às 20h

Ingressos (R$ 35,00 a R$100,00). 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

https://open.spotify.com/playlist/5mVB73Geu7Z7NoyGns3LCT
Liz Sacramento

Liz Sacramento é jornalista há 10 anos e cantora. Já passou por grandes telejornais da TV aberta, e atualmente atua como correspondente internacional. Ao longo da carreira, percorreu diversos estados do país cobrindo grandes eventos, política, cultura e meio ambiente. Com paixão pela música, pesquisa trajetórias sonoras marcadas por autenticidade, identidade e transformação social. Sempre sonhou em unir jornalismo e música, e para isso tem se dedicado a escrever sobre narrativas que celebram a música preta, brasileira e global.

Liz Sacramento é jornalista há 10 anos e cantora. Já passou por grandes telejornais da TV aberta, e atualmente atua como correspondente internacional. Ao longo da carreira, percorreu diversos estados do país cobrindo grandes eventos, política, cultura e meio ambiente. Com paixão pela música, pesquisa trajetórias sonoras marcadas por autenticidade, identidade e transformação social. Sempre sonhou em unir jornalismo e música, e para isso tem se dedicado a escrever sobre narrativas que celebram a música preta, brasileira e global.