
A banda As I Lay Dying está oficialmente de volta. Nesta quarta-feira (8), o grupo liderado por Tim Lambesis anunciou sua nova formação após a dissolução no final do ano passado e revelou um single inédito.
Tim, que é o único membro da formação original, se juntou a Chris Clancy (baixo e voz), Don Vedda (guitarra), Tim Yeung (bateria) e Bill Hudson (guitarra). Este último é brasileiro e, além de tocar com Doro, já trabalhou com nomes como Trans-Siberian Orchestra e Savatage (via Igor Miranda).
Em um comunicado divulgado na conta do Instagram da banda de metalcore, Lambesis explicou a decisão de dar continuidade ao grupo mesmo sem os antigos integrantes:
“Sendo o único compositor principal em todos os álbuns do As I Lay Dying, sempre vou encontrar um caminho para seguir em frente com esse catálogo de músicas pelo qual sou tão apaixonado. Mas, às vezes, as coisas se encaixam ainda melhor do que o esperado. Sou imensamente grato aos meus novos companheiros de banda. Além de serem extremamente talentosos, eles realmente se importam com meu bem-estar e com a banda da qual agora todos fazemos parte.”
Na nota, os novos músicos também se manifestaram, e o brasileiro Bill Hudson comentou que já trabalhou com um dos novos membros. Ele explicou:
“Conheci o Tim Lambesis pela primeira vez há quase 20 anos e já estive em várias bandas com o Tim Yeung. É uma honra fazer parte do novo capítulo do As I Lay Dying. Que forma incrível de reunir e tocar com tantos amigos de mais de 15 anos ao mesmo tempo!”
Veja o novo clipe ao final da matéria.
As I Lay Dying anuncia nova formação e lança single inédito
Para marcar o início desta nova fase do As I Lay Dying, a banda compartilhou com os fãs o single “Echoes”, em que Tim Lambesis explora temas como “luta, perda e renascimento”.
A faixa chega antes da estreia da nova turnê do grupo, “An Evening with As I Lay Dying”, que irá celebrar os 20 anos do terceiro disco da banda, Shadows Are Security (2005).
A excursão terá início em 30 de outubro, na Rússia, e já tem datas confirmadas pela Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Áustria e Alemanha antes de terminar nos Países Baixos, em 14 de novembro.
O grupo tinha alguns shows marcados no Brasil para março deste ano, mas as datas foram canceladas após a saída dos então integrantes. Ainda não há novidades sobre a remarcação dos shows.
Polêmicas envolvendo Tim Lambesis
Como mencionamos acima, a nova era do As I Lay Dying surge após o baixista Ryan Neff, os guitarristas Phil Sgrosso (presente desde 2003) e Ken Susi e o baterista Nick Pierce terem anunciado no final de outubro de 2024 suas saídas.
Quem também não quis mais integrar a equipe foi o tour manager Alex Kendrick, que chegou a alegar que o ambiente não era mais “saudável” ou “seguro” para se trabalhar (via Igor Miranda).
A carreira da banda começou a ficar conturbada em 2014, quando Lambesis foi preso por tentar contratar um homem para matar sua primeira esposa, Meggan Murphy. Segundo o músico, esse passado “não era algo que seus companheiros de banda estavam dispostos a suportar uma segunda vez”.
Desde quando deixou a prisão em 2016, Tim tenta seguir com sua carreira. Em 2024, dois vídeos perturbadores do artista com sua terceira esposa, a modelo Dany Norris, vazaram e deram o que falar.
Os registros revelam o casal discutindo de forma intensa, com o cantor apresentando comportamento agressivo. Após o ocorrido, o músico pediu o divórcio e afirmou ter sido vítima de um relacionamento tóxico e violento, além de ter conseguido uma ordem de restrição contra Dany. Porém, a modelo negou ter sido alvo de um mandado e apontou que sofreu com a postura problemática do ex-companheiro.
Ken Susi foi o único ex-integrante da banda a se pronunciar sobre Tim. O guitarrista disse que, ao hospedar Tim e Dany após um show, o vocalista encurralou a esposa, cuspiu no rosto dela e começou a gritar e correr pela casa pedindo ajuda. Ken ainda aponta que tem filmagens do ocorrido.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!