
Prince era um daqueles lendários artistas que não tinha o costume de falar sobre suas influências. Ao longo de sua carreira, o músico, conhecido por sua busca constante pela originalidade, evitou ao máximo revelar os guitarristas que admirava.
Considerado por muitos como um dos nomes mais influentes da história, era inevitável, principalmente para os fãs do cantor, não sentir curiosidade para descobrir quais artistas inspiraram Prince e tinham o respeito do multi-instrumentista.
Para a felicidade do seu público, em raras ocasiões, o dono do emblemático Purple Rain quebrou seu padrão e comentou um pouco sobre seu gosto musical. Certa vez, ele cedeu ao falar com a Mojo (via Far Out). Inicialmente, ele apontou:
“Quando estou trabalhando, estou trabalhando. Não tenho tempo para… Sabe de uma coisa? É uma pena que músicos digam que nunca ouvem a concorrência. Eles são mentirosos, cara. Quer dizer, eu conheço bandas cuja imprensa fala mal de artistas que eles veneram nos ensaios. Eu não quero ser assim.”
Em seguida, ele compartilhou alguns nomes que o influenciavam:
“Eu anseio por uma grande musicalidade, e não me importo com quem a proporciona. Não tenho problema em dizer que gosto do D’Angelo. Ou de algumas das coisas que a Björk faz… The Cocteau Twins… Músicos, somos uma família. Espero que os jovens músicos aprendam comigo — com meus erros também — assim como eu aprendi.”
Comentários de Prince sobre artistas que ele admirava
Prince foi muitas vezes apontado como o próximo Jimi Hendrix, uma definição que não agradava muito o guitarrista já que, para ele, essa comparação estava relacionada apenas à cor de sua pele. Mas, independente disso, em uma entrevista à MTV, ele admitiu sua admiração pelo icônico guitarrista:
“Hendrix é muito bom. Fato. Nunca haverá outro como ele, e seria uma pena tentar. Busco originalidade no meu trabalho e, com sorte, será percebido dessa forma.”
O músico aproveitou para afirmar que a comparação entre eles era irrelevante e afirmou que era bem mais influenciado por Carlos Santana:
“Ele toca guitarra de forma diferente da minha. Se eles realmente ouvissem o meu trabalho, perceberiam mais influência do [Carlos] Santana do que do Jimi Hendrix. Hendrix tocava mais blues; Santana tocava melhor. Não dá para comparar as pessoas, não dá mesmo, a menos que alguém esteja descaradamente tentando roubar alguém. E não dá para perceber isso a menos que você toque as músicas.”
Outra grande referência de Prince era Joni Mitchell, constantemente elogiada pelo guitarrista por conta de sua ousadia criativa. A artista também sempre admirou Prince e, certa vez, disse à New York Magazine:
“Prince foi a um dos meus shows em Minnesota. Lembro-me de vê-lo sentado na primeira fila quando era bem pequeno. Ele devia ter uns 15 anos. Ele estava sentado no corredor e tinha olhos anormalmente grandes.
Ele assistia ao show inteiro com a gola levantada, olhando de um lado para o outro. Era impossível não vê-lo — ele era um pequeno príncipe. O Prince costumava me escrever cartas de fã com todos os U’s e corações daquele jeito que ele escreve. E a redação achou que eram cartas da periferia lunática e simplesmente jogou fora!”
Muitos fãs podem ter se surpreendido com o músico que mais influenciou Prince. Isso porque, ao ser perguntado em 1994 sobre quem era o seu guitarrista favorito de todos os tempos, Prince declarou que era Sonny Thompson, um amigo de longa data.
Sobre o artista, que era conhecido como baixista da banda de Prince mas também sabia tocar guitarra, o músico apontou:
“Eu achava que o Sonny era Deus. O Sonny era meu herói. Muito do que eu faço na guitarra, aprendi com ele. Eu ia até a casa dele, tocávamos discos e ele me mostrava coisas na guitarra.”
Também foram incluídos na lista de guitarristas preferidos de Prince nomes como Mark Farner, do Grand Funk Railroad, e representantes do funk como Freddie Stone, da banda Sly and The Family Stone, e Tony Maiden, que esteve na vanguarda da revolução disco.
Confira abaixo a lista completa com os guitarristas preferidos de Prince!
Os 9 guitarristas preferidos de Prince
Freddie Stone
Tony Maiden
Mark Farner
Amos Garrett
Terry Kath
Jimi Hendrix
Carlos Santana
Joni Mitchell
Sonny T
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!