
Milton Nascimento teve uma carreira irretocável. Aposentado dos palcos, o ícone da música brasileira vem curtindo os últimos anos com diversas merecidas homenagens e lembranças da importância de seu legado, mas uma notícia complicada veio neste ano: o diagnóstico de demência por corpos de Lewy.
A revelação foi feita pelo filho de Milton, Augusto Nascimento, em uma entrevista à revista Piauí. Hoje com 82 anos, o cantor começou a dar sinais da doença depois de uma bateria de exames em abril, quando um médico que acompanha o músico há uma década se assustou com as alterações exibidas por Milton.
Já diagnosticado com Parkinson anteriormente, o cantor, segundo Augusto, sofre com sintomas como lapsos de memória, alterações de apetite, olhar fixo e repetição de histórias, e a realização de novas checagens confirmou a demência por corpos de Lewy.
Filho de Milton Nascimento fala sobre diagnóstico de demência do pai
Em um post feito nas redes sociais e descrito como seu “único pronunciamento sobre o tema” além da entrevista à Piauí, Augusto Nascimento revelou um pouco mais sobre o processo de convivência com Milton nos últimos meses. Segundo ele, desde o final do ano passado era possível notar “alguns comportamentos diferentes, mas nada que fosse alarmante”.
Ele continuou:
“De lá para cá, fomos levando a vida normalmente, ainda que com uma preocupação sempre existente, mas com ele recebendo inúmeras homenagens, sendo ovacionado, vibrando, cantando, sendo tema de desfile no carnaval, e por aí vai.
Com o tempo, as alterações foram se acentuando. O Parkinson, diagnosticado em 2022, avançando, e as pequenas atividades do dia a dia sofrendo impacto.
Em maio, decidi fazer uma viagem de motorhome com ele. Rodamos aproximadamente 4.000 km, eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto e escolhendo as músicas – tal qual sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos.
Dentro das limitações dele, nos divertimos muito e, quando voltamos, ele só dizia que havia sido a melhor viagem da vida dele.”
De acordo com Augusto, a dupla ainda gravou uma campanha de Dia dos Pais poucos dias depois da volta, a qual foi exaltada por Milton “como o belo coruja que é”. No entanto, durante uma viagem para Teresina a trabalho, Augusto teve que voltar correndo “pois ele não estava legal e precisou ir ao hospital”:
“Era uma desidratação, já fruto da dificuldade que ele vem tendo de se hidratar e alimentar. Dali para frente, entramos em uma montanha russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência.
Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar. As inúmeras ligações a cada vez que eu viajo para trabalhar, já não existem mais, nem mesmo a curiosidade por boas fofocas da vida, ou a espera ansiosa por cada vez que eu retorno para casa em que ele me aguardava com uma camiseta com a nossa foto, ou a curiosidade travessa de me perguntar se eu tinha batido em todo mundo nas voltas dos treinos de jiu-jítsu.”
Augusto Nascimento ainda continua afirmando que a situação se transformou em uma “batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”.
“Somos inseparáveis e invencíveis”
Apesar da dura realidade, explicitada por Augusto também através do relato da dificuldade para realizar atividades cotidianas (“tem sido comum que ele só aceite fazer algumas refeições”), a mensagem tem um tom esperançoso ao ressaltar a tentativa de “retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho” que Milton ofereceu ao filho.
Ressaltando que busca dar “o máximo de dignidade e conforto que ele pode e merece ter nesse momento”, Augusto finaliza:
“Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis, e seguiremos assim enquanto estivermos juntos nessa vida.”
A chuva de comentários positivos não surpreende, com ícones da música brasileira a fãs de todo o mundo marcando presença para deixar uma mensagem de apoio a Augusto e Milton nessa jornada. Por aqui, reforçamos o pedido de Augusto por respeito e compaixão nesse momento delicado, e também destacamos nossa torcida para que Milton encontre o conforto e carinho que uma lenda viva merece.
Você pode ver a postagem de Augusto Nascimento logo abaixo.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!