
O produtor e DJ paulistano Rev Denis lançou nas plataformas digitais seu primeiro álbum, Moondust – Song Book, desenvolvido completamente por inteligência artificial.
O disco com 14 faixas em inglês une as vibrantes sonoridades da música jamaicana dos anos 1960 e 70, como Calypso, Mento, Reggae, Ska e Rocksteady, à pouco reconhecida arte da library music para homenagear artistas pioneiros como Nilo Jankovic, Alan Hawkshaw, Brian Bennett e Johnny Pearson.
Geralmente usada como trilha sonora em produções audiovisuais, mas raramente creditada, a library music é um gênero composto especialmente para licenciamento em filmes, televisão e rádio, servindo como pano de fundo musical para produções diversas.
Reforçando a versatilidade e anonimato do estilo, Rev incorporou em Moondust – Song Book o legado desses compositores invisíveis, inserindo em um contexto contemporâneo a combinação de técnicas tradicionais de gravação e tecnologias de ponta.
Para o projeto, Denis utilizou o REGGAEMATIC 3000, modelo privado de inteligência artificial desenvolvido por ele junto com Carlos Aitken. Criado para gerar e aprimorar a reggae music, o sistema oferece soluções únicas ao longo do processo criativo.
Ouça Moondust – Song Book ao final da matéria!
Rev Denis usou IA para desenvolver seu disco de estreia
Em nota para a imprensa, Rev, conhecido por seu trabalho como DJ e sua paixão pela música negra, explicou seu objetivo e o processo de criação do álbum:
“Não estamos falando de robôs substituindo artistas… Estamos falando de ferramentas que expandem o que é possível criar. A IA está dando super poderes criativos tanto para quem mal sabe tocar um instrumento, que é o meu caso, quanto para músicos profissionais que agora têm uma orquestra digital no bolso.”
Muitas possibilidades, né? Vale lembrar que Moondust – Song Book receberá edições exclusivas em fita cassete para colecionadores em breve.