
Não foi por acaso que Tony Iommi se tornou um dos guitarristas mais influentes da história. Pioneiro do heavy metal e integrante do Black Sabbath, o dono de riffs fortes, que sempre foram entregues com muita facilidade, foi inspirado ao longo de sua carreira por outros nomes de peso.
Como aponta o portal Far Out, o Black Sabbath provavelmente teve suas primeiras referências em nomes como Buddy Holly e Hank Marvin. Este último era o guitarrista principal do The Shadows, banda que excursionou com Cliff Richard e ficou conhecida por sua proeza instrumental invejável. Em um raro momento de entrevista, Iommi fez elogios à banda, dizendo:
“The Shadows foi a única banda que realmente me atraiu [no início dos anos 60]. Havia rock ‘n’ roll, mas eu gostava da ideia de uma banda instrumental, e eles tinham um som meio demoníaco em alguns aspectos – ‘Frightened City’ e coisas assim tinham uma sensação sinistra. Eu realmente gostava do que eles estavam fazendo, e eles tinham um som de guitarra bacana para o que faziam.”
Além de Marvin, Buddy Holly também foi uma importante referência para moldar a forma de tocar de Tony. O guitarrista americano inspirou outros astros, incluindo membros dos Rolling Stones, The Who e The Beatles, e certa vez Iommi falou sobre Holly, revelando também outros músicos que o inspiraram:
“Eu e Brian May amávamos o Hank. Não somos uns gênios. Brian e eu fizemos algumas coisas, tocamos juntos em álbuns. Estávamos juntos no estúdio uma vez e começamos a tocar coisas do Shadows. Então, era basicamente o Hank, depois o Chuck Berry e um pouco do Buddy Holly. Eu gostava do [Eric] Clapton. Eu gostava do John Mayall [do Bluesbreakers].”
Inspirações e guitarristas que Tony Iommi admira
Na mesma entrevista em que comentou sobre os músicos que admirava, Tony Iommi admitiu que não era o maior fã do Cream no início, mas com o tempo passou a gostar do som da banda de Eric Clapton e Ginger Baker. Inclusive, é possível ouvir algumas referências dos riffs de guitarra do álbum Disraeli Gears, do Cream, em algumas músicas do Black Sabbath.
Outra lenda que também não poderia ficar de fora da lista de guitarristas favoritos de Iommi era Eddie Van Halen. O músico era um grande admirador do trabalho do falecido guitarrista e, durante a turnê que o Van Halen fez com o Sabbath, Iommi assistia aos shows do grupo com um olhar atento.
Confira abaixo a lista com os 6 guitarristas favoritos de Tony Iommi segundo ele próprio!
Os 6 guitarristas preferidos de Tony Iommi, do Black Sabbath
Hank Marvin
Buddy Holly
Chuck Berry
Eric Clapton
Jimi Hendrix
Eddie Van Halen
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!