Pete Townshend tocando guitarra com The Who em 2023
Foto de Pete Townshend via Shutterstock

Em entrevista para a organização sem fins lucrativos AARP, Pete Townshend, guitarrista principal do The Who, afirmou que o grupo “continuou por tempo demais” após as mortes do baterista Keith Moon, em 1978, e do baixista John Entwistle, em 2002. De acordo com ele, a lendária banda, que recentemente anunciou mais uma despedida dos palcos, virou uma cover de si mesma.

Afirmando que a atual parceria com o vocalista Roger Daltrey soa mais como um “tributo” à carreira do The Who e menos como algo original, Townshend disse ao órgão nos Estados Unidos que se concentra em questões que afetam pessoas com 50 anos ou mais (via IgorMiranda):

“Às vezes, parece que estamos insistindo em algo que já não faz mais sentido. É mais uma marca do que uma banda. Roger e eu temos um compromisso com a música e com a história [do que criamos]. The Who ainda vende discos e as famílias Moon e Entwistle se tornaram milionárias. Mas há algo além disso: a arte e o trabalho se concretizam quando tocamos. Estamos celebrando. Somos uma banda tributo ao The Who. Além disso, [a despedida dos palcos] causa uma reflexão sobre como devemos nos despedir em nossas vidas pessoais: como lidamos com nossas famílias, amigos e todo o resto nessa idade. Temos a sorte de estar vivos.”

Concorda?

Guitarrista do The Who sugere que o grupo perdeu sua originalidade

Segundo Pete, a sensação de soar hoje nos palcos como um “tributo” do The Who é reflexo também da resposta do público, que “não se interessa por nada novo”.

Apesar da visão pessimista de Townshend, o The Who, que declarou inicialmente o fim das turnês lá atrás, em 1982, seguirá nos palcos com a excursão “The Song is Over – The North American Farewell Tour”, que tem datas marcadas neste mês de setembro pela América do Norte.

Vale lembrar que, entre idas e vindas na carreira, o The Who veio ao Brasil pela primeira vez em 2017, quando se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro, dentro da programação do Rock in Rio.

Será que rola uma despedida por aqui também?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!