
Ao longo de sua trajetória de cinco décadas, o Pink Floyd viveu diferentes fases, passando pelos experimentos psicodélicos liderados por Syd Barrett até consolidar seu nome com discos conceituais apresentando o melhor do rock progressivo.
A versatilidade da banda, indiscutivelmente uma das mais influentes da história da música, é um dos motivos que tornam a discografia do grupo britânico tão especial e explicam por que cada membro tem uma opinião própria sobre qual é o melhor disco da carreira.
Após a saída do saudoso Barrett, que estava lutando contra seus vícios, o Pink Floyd passou cinco anos redefinindo seu som até colocar no mundo seu maior sucesso comercial, The Dark Side of the Moon. Mas não são todos os integrantes que acreditam que a obra de 1973 representa o melhor lançamento do grupo.
Confira abaixo qual disco já foi exaltado por cada integrante da banda e as explicações, resgatadas pelo Far Out, em torno de suas escolhas!
O melhor disco do Pink Floyd segundo cada integrante da banda
Roger Waters: a era dos discos Atom Heart Mother e Meddle
Apesar de Roger Waters não ter nomeado os discos Atom Heart Mother e Meddle como seus favoritos necessariamente, o músico apontou que o período em que a banda estava gravando esses materiais foi o momento em que ele mais sentiu que o Pink Floyd era um grupo unido.
O cantor lembrou que, naquela época, eles eram “uma banda” e “concordavam sobre as mesmas coisas”:
“É difícil lembrar de tão longe. Mas acho que provavelmente antes de ‘Dark Side Of The Moon’. Naquela época, era uma banda. Tenho certeza de que naquele ponto todos nós concordamos sobre as mesmas coisas – tipo, nós só tocaremos o material novo, nós não tocaremos mais nada do material antigo. Nós só faremos este álbum e o anterior, e é isso. Havia uma certa integridade e o que era importante era o trabalho. E ainda é exatamente assim que me sinto agora, embora eu confesse que agora toco músicas antigas no palco.”
Nick Mason: Dark Side of the Moon
Nick Mason não concorda tanto com seu antigo colega de banda. Ao falar sobre os melhores discos do Pink Floyd, o baterista expressou seu desejo de tornar Dark Side of the Moon um pouco mais longo e The Wall um pouco mais curto.
Mesmo com essas alterações, o primeiro representa o grupo em seu melhor momento, segundo Mason:
“Eu escolheria ‘Dark Side’ — é o álbum mais completo. Há muitos outros de que gosto, mas ‘Dark Side’ tem uma mistura adorável de todos os envolvidos. Tem algumas músicas ótimas, e as letras de Roger [Waters] são extraordinárias.”
David Gilmour e Rick Wright: Wish You Were Here
Já David Gilmour e o saudoso Rick Wright seguiram outra direção. Para os músicos, o melhor álbum do Pink Floyd só foi lançado alguns anos depois de Dark Side of the Moon.
Apesar de admirarem a estrutura dos discos conceituais anteriores, Gilmour e Wright enalteceram o fato da banda ter tido mais liberdade em outras obras, como aconteceu com Wish You Were Here.
O disco em questão marcou um momento de vulnerabilidade e mudança para o Pink Floyd, reunindo contribuições diferentes de cada integrante e deixando evidente a honestidade do grupo em suas composições.
Para Gilmour, o álbum se destaca por mostrar todos os membros “trabalhando a todo vapor”, opinião com a qual Wright estava inclinado a concordar.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!