
Tom Morello refletiu recentemente sobre os últimos shows realizados pelo Rage Against The Machine e a possibilidade da banda realmente ter encerrado suas atividades.
A icônica banda estava programada para fazer seu retorno triunfal com uma série de shows em 2022, mas os planos não se concretizaram por inteiro. Na época, o grupo só conseguiu cumprir poucas datas antes do vocalista Zack De La Rocha se lesionar no palco e obrigar o quarteto a cancelar sua agenda de shows.
Após o incidente, o baterista Brad Wilk compartilhou um texto em tom de despedida em suas redes sociais agradecendo “todo mundo que já nos apoiou algum dia” e, basicamente, cravou que o grupo não volta mais aos palcos.
Em uma nova entrevista com o WKQX de Chicago (via Consequence), Morello relembrou a situação de Zack e contou uma curiosidade que antecedeu a turnê:
“Bem, a ironia foi que, antes daquela turnê, rompi meu tendão de Aquiles. Então, eu estava ensaiando de muletas. Eu estava tipo, eu faria uma cirurgia de coração aberto no palco mas não cancelaria um show. O show tem que continuar. Então, Zack — ele estava em ótima forma. Todo mundo estava dando o seu melhor para que isso acontecesse. E às vezes simplesmente acontece. E ele rompeu o tendão de Aquiles e meio que viu minha jornada com isso. E terminamos a turnê pelos Estados Unidos e, infelizmente, cancelamos todas as outras coisas depois disso.”
É muito azar, né?
Tom Morello celebra os últimos shows feitos pelo Rage Against The Machine
Tom Morello ainda abordou com carinho os shows finais do Rage Against The Machine em 2022. Foram cinco apresentações esgotadas consecutivas no Madison Square Garden, em Nova York, e o guitarrista foi só elogios para essas ocasiões:
“A forma como eu vejo a situação é a seguinte: o Rage Against The Machine sempre foi uma situação meio volátil. E o fato de termos quatro discos ótimos, o fato de termos feito shows em 2022 e uma nova geração ter chegado… Mesmo quando [Zack] estava sentado nesses shows, aqueles foram alguns dos melhores shows do Rage Against the Machine que já fizemos, e realmente nos conectamos com as pessoas.
Terminamos com cinco noites esgotadas no Madison Square Garden. Então, se nunca mais houver outro show, já é uma bela despedida. Mas, enquanto isso, juro pela minha vida, estou carregando a tocha de cada um desses riffs e de todo o significado dessas músicas, bem como de todas as outras coisas em que participei. Essas músicas importam muito para mim, e o que elas representam importa muito.”
De fato, o músico continua tocando os clássicos do RATM em seus shows solos, já que as canções marcaram gerações com suas guitarras explosivas e letras politizadas. No momento, o guitarrista está se preparando para uma nova turnê pelos Estados Unidos em Novembro deste ano.
Você pode conferir o papo completo com Tom Morello no vídeo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!