
O Radiohead compartilhou com os fãs um novo disco ao vivo, Hail to the Thief Live Recordings 2003-2009.
A obra chega após a banda britânica revisitar algumas gravações que foram arquivadas na época em que estavam trabalhando em seu sexto disco de estúdio, Hail To The Thief, lançado em 2003.
A banda reuniu gravações ao vivo de apresentações realizadas em Londres, Amsterdã, Buenos Aires e Dublin entre 2003 e 2009. O novo álbum também serviu como uma forma dos membros “reavaliarem seu relacionamento” com seu sexto álbum de estúdio.
O álbum ao vivo foi mixado por Ben Baptie e masterizado por Matt Colton. Para celebrar a novidade, o Radiohead compartilhou um vídeo ao vivo da faixa “There, There”, que foi gravado em uma apresentação em Buenos Aires em março de 2009 e retirado do novo disco. Assista ao final da matéria!
Radiohead lança novo disco ao vivo com direito a gravações de show na Argentina
Em uma declaração publicada nas redes sociais da banda, o vocalista Thom Yorke compartilhou alguns detalhes sobre o processo do novo disco:
“No processo de pensar em como construir os arranjos para a produção teatral de ‘Shakespeare Hamlet/Hail to the Thief’, pedi para ouvir algumas gravações ao vivo de arquivo das músicas. Fiquei chocado com o tipo de energia por trás da maneira como tocamos e isso realmente me ajudou a encontrar um caminho a seguir. Para nós, naquela época, a finalização deste disco foi particularmente confusa e tensa, estávamos muito orgulhosos dele, mas ainda havia um gosto amargo em nossas bocas, foi uma época sombria em muitos aspectos. De qualquer forma, decidimos que essas gravações ao vivo fossem mixadas (teria sido uma loucura guardá-las para nós) por Ben Baptie, que fez um trabalho incrível. Foi tudo um processo muito catártico, esperamos muito que vocês gostem.”
Você pode ouvir o disco completo também ao final da matéria!
Thom Yorke adaptou Hail to the Thief para versão de Hamlet
Como foi mencionado por Yorke, o músico recentemente adaptou Hail to the Thief para uma versão de Hamlet que estreou em Manchester, na Inglaterra, em maio.
Enquanto Hail to the Thief foi considerado pelos fãs um dos discos mais emblemáticos da carreira do Radiohead, a obra original não teve o mesmo impacto para todos os integrantes do grupo.
Como a Pitchfork lembrou, Yorke publicou uma lista de faixas revisada no site do Radiohead cinco anos após o lançamento do disco, omitindo quatro músicas — “A Punchup at a Wedding”, “We Suck Young Blood”, “I Will” e “Backdrifts” — e Nigel Godrich disse mais tarde que sua falta de edição, embora charmosa, o tornou “provavelmente [seu] menos favorito de todos os álbuns”.
Em 2008, a banda reformulou algumas faixas de Hail to the Thief na gravação ao vivo de estúdio In Rainbows From the Basement.
As edições físicas do novo álbum Hail to the Thief Live Recordings 2003-2009 serão lançadas em 31 de outubro.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!