
Elton John é um dos artistas mis influentes e respeitados da indústria da música, mas também sempre foi conhecido por não economizar nas palavras ao expressar suas opiniões.
Ao longo de sua carreira, o astro britânico esteve envolvido em diversas polêmicas e não hesitou em criticar seus colegas de profissão, muitas vezes fazendo comentários pesados e ofensivos.
De grandes nomes como Madonna a Keith Richards, Elton coleciona desavenças que ganharam destaque nos holofotes nas mesmas proporções que suas emblemáticas músicas.
Apesar de algumas rivalidades surgirem por conta de sua ideologia em torno da arte, em outros casos sua implicância estava relacionada a questões banais – como a maneira como um artista se veste, por exemplo.
A seguir, confira uma lista, reunida pelo Far Out, com alguns dos principais conflitos entre Elton John e outros artistas que marcaram sua carreira!
5 artistas com quem Elton John já teve desavenças
Madonna
Elton John e Madonna tiveram uma relação bem conturbada ao longo dos anos. Acredita-se que o desafeto do músico pela artista começou a ser demonstrado publicamente após a Rainha do Pop ter ganhado o prêmio de Melhor Artista Ao Vivo no Q Awards em 2004.
O artista a acusou de playback na ocasião, declarando:
“Eu acho que todo mundo que dubla em público em cima de um palco e cobra 75 libras para isso deveria levar um tiro”.
Além disso, John já chegou a chamar Madonna de “stripper de parque de diversões” e de “sem classe e grosseira” devido a um desentendimento dela com Lady Gaga.
Curiosamente, após décadas de treta, no início de 2025, Elton John e Madonna finalmente fizeram as pazes.
A artista compartilhou uma foto, já deletada, ao lado do músico durante a aparição de John no programa Saturday Night Live em março deste ano. Enquanto ela declarou que eles fizeram as pazes, John agradeceu a artista por tê-lo perdoado. Você pode conferir o comentário completo do cantor aqui.
Rod Stewart
Elton John também nunca cultivou uma relação muito amigável com Rod Stewart. Ao longo de suas carreiras, os músicos trocaram comentários maldosos com frequência, com o episódio mais recente acontecendo durante a turnê de despedida de John. Stewart apontou que a última excursão do músico britânico foi uma aula de ganância, em vez de uma despedida genuína:
“Não acho que isso seja grande coisa, é um horror vender ingressos. É desonesto. Não é rock ‘n’ roll.”
Em resposta ao comentário que não lhe agradou, Elton comentou sobre a provocação de Rod em sua autobiografia Me, dizendo:
“Eu certamente não sentia que precisava de uma lição sobre o espírito feroz do Rock and Roll de alguém que passou a maior parte da última década cantarolando canções do ‘Great American Songbook’ e ‘Have Yourself a Merry Little Christmas’. Mais ainda, eu pensei que ele é um descarado do caralho, reclamando de eu estar promovendo uma turnê enquanto ele estava sentado em um programa de TV promovendo sua própria turnê.”
Bob Dylan
Sabemos que Elton John é um cara muito vaidoso quando se trata de suas roupas e acessórios e, por isso, o músico acabou desenvolvendo um desprezo pela falta de senso de moda de Bob Dylan. John, certa vez, falou sobre o estilo do ícone do folk ao encontrá-lo em uma festa e confundi-lo com um dos funcionários do evento.
“Exigi em voz alta saber o que o jardineiro estava fazendo enquanto se servia de uma bebida”, disse Elton John ao relembrar o incidente. Seu assistente disse a John que era Bob Dylan, e em seguida John ofereceu levar Dylan até seu quarto para que ele vestisse uma de suas roupas. “Não podemos deixar você com essas roupas horríveis, querido”, John se lembrou de ter dito.
Janet Jackson
Extremamente incomodado com quem supostamente usa playback em suas apresentações ao vivo, Elton John reforçou mais uma vez sua opinião sobre o assunto ao fazer duras críticas a Janet Jackson.
Ao falar sobre turnês de grandes estrelas do Pop, o músico comentou o quanto ele ficava irritado ao ver a irmã de Michael Jackson recebendo elogios por suas performances:
“Sabe, aquelas revistas de música de merda escrevendo uma crítica da Janet Jackson dizendo: ‘Este é o melhor show – quatro estrelas e meia’. É dublagem, porra! Alô! Isso não é um show!”
Keith Richards
Tanto Elton John como Keith Richards nunca esconderam suas opiniões do público, mesmo quando se tratava de seus contemporâneos musicais. O guitarrista dos Rolling Stones chegou a criticar a extravagância de John e o estilo teatral de suas interpretações.
Certa vez, Keith compartilhou duras palavras sobre a versão de Elton de “Candle in the Wind”, lançada em homenagem à falecida Princesa Diana:
“[Elton é] uma vadia velha… suas composições se limitam a canções sobre loiras mortas.”
Elton não se calou e respondeu no mesmo nível, questionando o talento musical de Richards e sua aparência:
“Estou feliz por ter largado as drogas e o álcool. Seria horrível ser como Keith Richards. Ele é patético. É como um macaco com artrite tentando subir no palco e parecer jovem. Tenho muito respeito pelos Stones, mas eles teriam se saído melhor se tivessem expulsado Keith há 15 anos”.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!