
O que faz uma música ser considerada “de pai”? Uma balada clássica de rock com solo de guitarra? Ou talvez aquela banda que todo tio toca no churrasco? Uma página britânica resolveu tirar essa dúvida com quem realmente pode responder: os jovens.
Em um vídeo publicado no Instagram pela conta joe_co_uk, vários adolescentes e jovens adultos são entrevistados nas ruas e convidados a responder a pergunta: “Que músicos você classificaria como ‘dad music’?” Não só sinceras, as respostas também foram bem polêmicas.
“Definitivamente Oasis. Eu amo música de pai,” disse uma das jovens. A banda de Manchester, que acaba de voltar aos palcos, apareceu mais de uma vez na lista. Já outro entrevistado disparou: “‘Mr. Brightside’, sim. The Killers, música de pai. Mas é boa.” Nickelback também foi mencionado, com um comentário curioso:
“Mulheres jovens gostosas gostam de Nickelback muito mais do que os pais hoje em dia.”
Entre outras menções frequentes estão grupos bem mais recentes como Arctic Monkeys e Kings of Leon, bem como bandas mais antigas como Metallica, Bon Jovi, AC/DC, Iron Maiden, Pink Floyd e The Beatles. Ufa…
O vídeo ainda abre espaço para o lado emocional, com jovens dizendo que certas músicas os fazem lembrar da infância, como no caso de Stereophonics ou Kaiser Chiefs. Outros citaram clássicos como Elton John, Elvis Presley, Deacon Blue e até Stone Roses.
Dad Music – o que é a “música de pai”?
O conceito de Dad Music, embora não tenha uma definição exata e varie de geração para geração, tem se referido atualmente àquela combinação de rock clássico, pop alternativo dos anos 2000 e artistas que os pais dos jovens de hoje em dia colocavam pra ouvir no carro ou em casa.
Aqui no Brasil, a gente também conhece esse termo como “música de tiozão”, e até já fizemos uma lista, mas mais voltada para o Rock, para que você conheça esse gênero tão em alta. Corre aqui!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!