
Verdadeiro ícone do Grunge, Matt Cameron está, ao menos por enquanto, oficialmente fora da cena que ajudou a moldar pela primeira vez em quase 40 anos. Depois de ter surgido como baterista do Soundgarden, o músico passou os últimos 27 anos no Pearl Jam, banda da qual acaba de anunciar sua saída.
Através de um comunicado nas redes sociais, Cameron não explicou em detalhes os motivos de sua decisão, mas declarou que foram “anos fantásticos” e agradeceu os membros do Pearl Jam pela confiança e parceria nas últimas décadas:
“Após 27 anos fantásticos, eu desci meus últimos passos da plataforma de bateria do intrépido Pearl Jam. Muito amor e respeito para Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidar para a banda em 1998 e me dar a oportunidade de uma vida inteira, repleta de amizades, arte, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, aos funcionários e aos fãs do mundo todo. Foi uma jornada incrível. Tem mais vindo aí. Obrigado a todos do fundo do meu coração.
Paz e Amor,
Matt Cameron”
Pearl Jam se pronuncia sobre saída de Matt Cameron
Até o momento, o Pearl Jam não se pronunciou sobre um possível substituto, mas deixou uma mensagem para Cameron ao publicar a carta de despedida do baterista em seu próprio perfil:
“De ser um dos nossos primeiros heróis da música nas bandas Skinyard e no poderoso Soundgarden, a tocar nas nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron tem sido uma verdadeira força da natureza singular enquanto músico e baterista.
Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e desejamos o melhor para ele sempre. Sua falta será profundamente sentida e ele será sempre nosso amigo na arte e na música.
Te amamos Matt.”
Por enquanto, a banda só tem mais um show marcado em 2025: será no dia 26 de Setembro, no Ohana Festival, evento organizado por Eddie Vedder.
Matt Cameron, Pearl Jam e Soundgarden
A despedida de Matt Cameron aconteceu no dia 18 de Maio de 2025, o que significa que já faz mais de 1 mês que o público deu adeus ao baterista de longa data sem sequer saber que estava fazendo isso. O show que encerrou a perna norte-americana da turnê Dark Matter aconteceu em Pittsburgh.
Cameron começou a ganhar notoriedade na cena de Seattle nos Anos 80, sendo convidado para fazer parte do Soundgarden em 1986. Ele permaneceu com o grupo de Chris Cornell e companhia até o primeiro hiato em 1997; logo no ano seguinte, passou a integrar o Pearl Jam no lugar de Jack Irons.
Ele já conhecia membros da banda anteriormente por conta do Temple of the Dog, e reza a lenda que aprendeu cerca de 80 músicas em duas semanas para assumir uma turnê abandonada por Irons. A relação, dali pra frente, parece ter sido muito boa – e culmina em um fim tranquilo, ao menos inicialmente.
Mesmo com o retorno do Soundgarden em 2010, Matt não deixou o Pearl Jam e gravou todos os discos do grupo desde Binaural (2000), incluindo o mais recente Dark Matter (2024). Vamos ficar atentos para mais novidades!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!