
Em meio a polêmicas envolvendo o cancelamento de shows do IRA!, o vocalista Nasi está precisando explicar momentos considerados controversos da banda paulistana, uma das principais representantes do rock nacional.
O grupo tem sido alvo de conservadores após o cantor se manifestar contra a anistia dos criminosos que tentaram dar um golpe em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Nas redes, tem gente dizendo que “Pobre Paulista” – música lançada em 1984 que foi um dos primeiros sucessos do IRA! – tem uma letra xenofóbica, supostamente direcionada ao povo nordestino.
Isso por causa do trecho que diz:
“Não quero ver mais essa gente feia / Não quero ver mais os ignorantes / Eu quero ver gente da minha terra / Eu quero ver gente do meu sangue”.
Em entrevista à revista Fórum, Nasi defendeu a composição feita por Edgard Scandurra, guitarrista do IRA!. Segundo ele, a música fala justamente sobre os conservadores que apoiavam a ditadura militar, que tinha acabado de terminar em 1984 (via Rolling Stone):
“O Edgard compôs ‘Pobre Paulista’ quando tinha 16 anos de idade. Eu conheci o Edgard na escola e nós nunca tivemos essa intenção. Como nós crescemos na ditadura, era muito comum você fazer metáforas para fugir da censura. E metáforas, às vezes, dão interpretações diferentes, e pessoas que eram detratoras resolveram falar que isso era para nordestino. Imagina! Temos um baita público no Nordeste, eu amo. Eu até brinco: ‘gente, sou mais baiano que paulista!’. Hoje eu pago dois IPTUs na Bahia. Acho que o Edgard quis dizer: ‘gente feia’ e ‘gente ignorante’ eram os reacionários do final dos anos 70. É gente que vai lá fazer o que fizeram no 8 de janeiro [em 2023], é gente que vai dar golpe. Isso que é gente feia e ignorante”.
Vocalista do IRA! explica música acusada de ser xenofóbica
Para evitar as críticas, já faz alguns anos que o IRA! decidiu não tocar mais “Pobre Paulista” nos shows. Nasi explicou que a decisão não foi uma “admissão” de que a música é xenofóbica, e sim uma forma de “evitar a fadiga”:
“A polêmica ficou maior que a música, então a gente resolveu: ‘se alguma pessoa, por não entender a letra, porque viu fake news, porque houve um texto assim… se se incomoda com isso, paramos de tocar’. ‘Pobre Paulista’ não é maior que a banda, o IRA! tem uma dezena de sucessos. Então, não foi passar recibo. Foi só: ‘cara, vamos parar de tocar essa música e encerrar o assunto'”.
Vale lembrar que o próprio Edgard Scandurra já falou sobre o assunto. Participando de um podcast no ano passado, o guitarrista disse que, como era adolescente na época, a ideia era que a letra atingisse “professores, pessoas mais velhas e conservadoras”.
Ouça abaixo “Pobre Paulista” e tire suas próprias conclusões.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!