
Pensa rápido: qual foi o primeiro vídeo que você assistiu no YouTube? Provavelmente foi um meme como o “gato tecladista” ou o garotinho que voltou “grogue” do dentista, ou até uma história inusitada como a da cantora Susan Boyle no reality Britain’s Got Talent.
Já são 20 anos da maior plataforma de vídeos do mundo, e de lá pra cá o YouTube se tornou uma verdadeira enciclopédia audiovisual da vida na Terra — sem exageros. Atualmente é possível encontrar tutoriais, reviews, humor, política, teorias da conspiração… literalmente tudo o que você quiser.
O site foi criado 2005 por três ex-funcionários de uma empresa financeira, com o simples objetivo de permitir que qualquer pessoa disponibilizasse seus vídeos na internet. No fim das contas, o YouTube se tornou a imagem, o som e a cor da cultura da internet.
De Susan Boyle a Maroon 5, YouTube transformou músicas em ouro
Depois de ser comprado pelo Google em 2006, o YouTube entrou para a estratégia básica de todo artista: para divulgar uma música com eficiência, ela precisa ter um videoclipe (ou pelo menos um lyric video) na plataforma.
Foi assim que o cantor sul-coreano Psy se tornou um fenômeno global com “Gangnam Style“, o porto-riquenho Luis Fonsi abriu as portas da música latina para o mundo com “Despacito” e “Sugar”, do Maroon 5, se tornou a música oficial de casamentos por aí.
Pra comemorar os 20 anos de YouTube, o TMDQA! selecionou 20 vídeos que ajudam a contar a história da plataforma, de vídeos fofinhos como o bebê que sabe tocar Beatles no violão até clipes inusitados que trasformaram músicas em mega-hits, como o de “Uptown Funk”, de Bruno Mars e Mark Ronson.
Vem com a gente nessa nostalgia, e comente qual é o seu vídeo favorito!