Vocalista do Shinedown diz que “já viu músicas curando câncer”
Reprodução/YouTube

Apesar de ainda não existir uma cura para o câncer, Brent Smith, vocalista da banda Shinedown, comentou recentemente como ele acredita ter testemunhado o poder de cura da música se estendendo até mesmo a pessoas afetadas pela doença.

Durante a participação do músico no podcast Rock Sugar Magic, a apresentadora Kerri Kasem compartilhou que as canções do Shinedown ajudaram sua amiga a enfrentar a batalha contra o câncer em estágio quatro. Em resposta, Smith apontou o que pensa sobre o poder da música:

Isso é algo que, especialmente nos últimos anos, percebi mais; como se a música fosse uma coisa poderosa. E especialmente quando você está falando sobre músicas, mas exatamente o que você disse – eu vi músicas curarem o câncer. É muito poderoso. Há apenas um nível diferente dentro disso. Porque estamos todos conectados uns com os outros.

Exagerou ou você também acredita nessa força por aí?

Líder do Shinedown fala sobre relação entre cura do câncer e música

Curiosamente, esta não é a primeira vez em que Brent se manifesta sobre a relação entre a música e uma possível cura do câncer. Em entrevista ao Syracuse.com em 2019, ele declarou (via Louder Sound):

Música e canto são as únicas coisas que conheço que podem criar emoção do nada. Se você estiver de mau humor, isso pode melhorar seu humor; se seu coração estiver partido, pode curá-lo. Já vi a música curar o câncer. É por isso que ela é tão poderosa.

Por mais que os comentários de Brent sejam bem-intencionados, algumas pessoas demonstraram incômodo com a fala do artista. Entre os comentários do vídeo no YouTube, que você assiste ao final da matéria, um internauta disse:

Ei, Brent, você quer se desculpar com as pessoas com câncer por espalhar mentiras de que as músicas realmente curam o câncer nesta entrevista? Cânceres inoperáveis ​​de estágio quatro, acima de tudo. Você não tem vergonha, cara? Pessoas assim oram o tempo todo para ver outro dia. O que você está dizendo a eles, dando-lhes essa falsa esperança? Fiquei com pena de qualquer pessoa com câncer assistindo a isso. Isso foi puro lixo, cara. Seja verdadeiro.

No Twitter, em resposta a uma matéria sobre o posicionamento de Brent, outros internautas também apontaram que o cantor estava equivocado; no entanto, um usuário defendeu o músico, dizendo:

Já vi a música acordar pessoas de estados catatônicos, então acredito totalmente que é possível curar o câncer com música ou pelo menos musicoterapia.

Sobre a musicoterapia, a Cancer Research UK aponta que o método “não pode curar, tratar ou prevenir qualquer tipo de doença, incluindo o câncer”, mas reforça que as pesquisas mostram que a musicoterapia “pode ajudar as pessoas com câncer a reduzir a ansiedade. Também pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas e efeitos colaterais”.

Mal não faz, né?!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!