Elvis Presley
Foto: Wikimedia Commons

Elvis Presley, assim como diversos outros artistas, teve sua fase de reconhecer e enaltecer o trabalho brilhante que os Beatles estavam apresentando ao longo da década de 1960.

Mesmo com a banda britânica já tendo conquistado a América com seus diversos sucessos, o Rei do Rock convidou os Fab Four para sua casa em Bel Air, Califórnia, em agosto de 1965, e esse encontro simbolizou a passagem de bastão entre os gigantes do Rock daquela época.

Porém, depois de terem conhecido o astro que era uma de suas grandes referências, os Beatles se sentiram livres para fazer novas experimentações sonoras e conduzir o Rock para um novo lugar. Foi a partir disso que o quarteto convidou seus fãs a se juntarem a eles na era psicodélica, o que acabou não agradando muito Elvis.

Segundo Joe Esposito, amigo próximo de Presley e ex-empresário do cantor, “Elvis adorava a música dos Beatles”. No entanto, o astro não ficou muito entusiasmado com o som psicodélico, que muitas vezes foi relacionado à criação de John Lennon. Sobre isso, Joe apontou (via Far Out):

Ele simplesmente não ligava para essas músicas. Ele não se importava durante esse período. Aquela era uma época das drogas, o que era irônico. Então, ele não se importava com aquelas músicas.

Elvis Presley e covers dos Beatles

Na última década de sua carreira, vale lembrar, Presley homenageou os Beatles com covers de diversas faixas da banda, tanto no estúdio quanto nos palcos. Sobre essa relação com o quarteto, Esposito apontou:

Elvis acreditava em canções com muitas palavras boas e um significado por trás, como ‘Michelle’, ‘Yesterday’, ‘Hey Jude’, essas canções.

Ao final da matéria e com base nas declarações de Esposito, confira uma lista com 6 músicas que Elvis Presley considerava como as melhores do catálogo dos Beatles!

Clima ruim entre Elvis Presley e os Beatles

Vale dizer que, apesar de Elvis Presley e os Beatles terem tido um bom relacionamento no início, as coisas foram estremecidas com o passar do tempo. O Rei do Rock teria supostamente alertado o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, de que a banda promovia um movimento “antiamericanismo”.

Além disso, por ser veterano do Exército e apoiador da Guerra do Vietnã, Presley também criticou a postura anti-guerra de Lennon, que por sua parte também se decepcionou com o astro.

E o sentimento parece ter sido mútuo: como te falamos aqui, relatos apontam que, após conhecer Elvis, Lennon percebeu que o músico representava tudo que ele odiava. 

As 6 melhores músicas dos Beatles segundo Elvis Presley

“Yesterday”

“Michelle”

“Hey Jude”

“Something”

“Get Back”

“Lady Madonna”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!