ICQ

Se você teve seus primeiros contatos com a internet entre o final dos anos 1990 e o início da década de 2000, essa notícia te trará um misto de nostalgia e tristeza. Infelizmente, o ICQ, que resistiu por muitos e muitos anos, tem seus dias contados.

Antes mesmo do popular MSN Messenger, quando o conceito do WhatsApp ainda nem era uma ideia, o mundo virtual era bastante preenchido pelo espaço que o saudoso serviço de mensagens instantâneas ocupava.

Quem viveu aquela época, provavelmente se lembra até do barulhinho que fazia quando as mensagens eram enviadas ou recebidas. No entanto, mais do que nunca, suas lembranças do ICQ vão virar apenas fragmentos da memória, pois o programa nostálgico vai parar de funcionar em 26 de Junho.

A notícia publicada na página oficial do serviço recomenda que os usuários migrem para os aplicativos VK Messenger e VK WorkSpace. Segundo a empresa russa VK, que comprou o ICQ em 2010, 11 milhões de pessoas ainda utilizavam a plataforma em 2022.

Muitos destes usuários eram de Hong Kong e abandonaram o WhatsApp depois que a Meta atualizou suas políticas de privacidade no ano de 2021. Na época, o download do aplicativo do ICQ aumentou em 35 vezes.

Apesar desse novo boom, o programa já não recebia atualizações regulares e, aparentemente, perdeu a relevância mais uma vez, fazendo com que a VK busque agora impulsionar outros aplicativos da marca, no caso, o VK Messenger e VK WorkSpace citados anteriormente.

Adeus ao ICQ

Em um jogo de letras e palavras usando a pronúncia da língua inglesa, “ICQ” significa “I Seek You” (“Eu Procuro Você”, em português) e o serviço foi lançado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis, sendo posteriormente vendido para a AOL.

Em seu auge, o ICQ chegou a ter mais de 100 milhões de usuários, ficando marcado pela inovação do programa que permitia, mais de 20 anos atrás, que pessoas de qualquer lugar do mundo se comunicassem em tempo real.

Estamos ainda mais saudosistas com esse anúncio! Alguém aí ainda usava o ICQ?

LEIA TAMBÉM: Fuja do algoritmo: inscreva-se no Canal oficial do TMDQA! no WhatsApp e receba nosso conteúdo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!