Bob Marley cantando em show

Bob Marley foi a maior lenda do Reggae. Por isso, mesmo partindo cedo demais aos 36 anos, seu legado continua passando de geração em geração e seu nome é enaltecido por muitos amantes de música.

O artista, que teve uma história de vida e carreira impressionantes, abordou em suas músicas tanto temas mais duros como questões políticas e sociais quanto importantes mensagens de amor ao próximo.

No início deste ano, o astro foi homenageado com o filme sobre sua vida Bob Marley: One Love, dirigido por Reinaldo Marcus Green (“King Richard”) e estrelado por Kingsley Ben-Adir.

Para relembrar a obra genial lançada por Bob Marley & The Wailers, confira a seguir as 10 músicas mais populares do icônico e saudoso artista!

As 10 músicas mais populares de Bob Marley

10. “Stir It Up”

A faixa “Stir It Up” foi gravada pela primeira vez por Bob Marley & The Wailers em 1967, mas em 1972 ganhou uma versão do cantor americano Johnny Nash e alcançou o 13º lugar nas paradas do Reino Unido, fazendo uma música de Marley alcançar seu maior público até então.

No ano seguinte, a banda incluiu a gravação da música em seu quinto disco de estúdio, Catch a Fire (1973), que marcou o primeiro lançamento pela Island Records. A versão original ganhou certificado de prata pela British Phonographic Industry (BPI) e conta com mais de 185 milhões de reproduções no Spotify.

9. “Waiting In Vain”

Outra faixa que também se destacou na discografia de Bob e sua banda foi “Waiting In Vain”, segundo single do aclamado álbum Exodus (1977) e que alcançou duas vezes as paradas de sucesso no Reino Unido.

Mais tarde, a música foi regravada por Annie Lennox e incluída em seu disco Medusa. No Spotify, a faixa registra mais de 280 milhões de reproduções.

8. “No Woman No Cry (ao vivo)”

Bob Marley & The Wailers gravaram o hit “No Woman No Cry” para o seu sétimo álbum de estúdio, Natty Dread, lançado em 1974. Mas foi a gravação de sua versão ao vivo que caiu no gosto popular.

A faixa foi registrada durante o show dos Wailers no Lyceum de Londres em 18 de julho de 1975, apresentando a reação do público ao reconhecer a música. A gravação impactante foi lançada como single no Reino Unido e se tornou o primeiro sucesso britânico de Marley.

A versão ao vivo registra mais de 300 milhões de reproduções no Spotify.

7. “Redemption Song”

A balada acústica “Redemption Song”, que ficou famosa por trazer uma citação do ativista político jamaicano Marcus Garvey (“emancipe-se da escravidão mental”) é outro destaque da carreira de Bob.

A canção, que originalmente era totalmente acústica, foi regravada ao lado da banda para se tornar a última faixa do último disco lançado por Marley e seus companheiros antes de seu falecimento, Uprising.

No Spotify, conta com 350 milhões de reproduções.

6. “Buffalo Soldier”

No disco póstumo Confrontation, lançado dois anos após o falecimento de Marley, o público foi apresentado à faixa “Buffalo Soldier” que se tornou um dos maiores sucessos do músico no Reino Unido, alcançando a quarta posição nas paradas.

A música fala dos regimentos de cavalaria conhecidos como “Buffalo Soldiers”, que lutaram nas Guerras Indígenas nos Estados Unidos após 1866. Na letra, Bob comparou sua luta com uma batalha pela sobrevivência e transformou a canção em um símbolo de resistência do povo negro.

No Spotify, a música acumula quase 475 milhões de reproduções.

5. “One Love”

A dançante faixa “One Love” foi gravada pela primeira vez pelos Wailers em 1965, mas somente 12 anos depois Bob e seus companheiros incluíram uma regravação da música em seu emblemático disco Exodus e a lançaram como single.

A faixa ganhou um interessantíssimo clipe com participações especiais de Paul McCartney, Suggs do Madness e Neville Staple do The Specials, e alcançou o 5º lugar nas paradas do Reino Unido.

“One Love” registra quase 490 milhões de reproduções no Spotify.

4. “Jamming”

Entre os diversos sucessos do disco Exodus, outra faixa que também ganhou destaque foi a clássica “Jamming”, que teve como seu lado B a música “Punky Reggae Party”, lançada posteriormente como um single.

A canção chegou na 9ª posição nas paradas e recebeu um prêmio de platina pela BIP. Ainda bastante popular, a música tem cerca de 535 milhões de reproduções no Spotify.

3. “Is This Love”

Indiscutivelmente, um dos grandes marcos da carreira de Bob Marley foi a faixa romântica “Is This Love”, lançada no álbum Kaya em 1978.

A canção conquistou a 9ª posição nas paradas e seu clipe inclui a primeira aparição pública da futura supermodelo Naomi Campbell.

O hit registra mais de 750 milhões de reproduções no Spotify.

2. “Could You Be Loved”

Uma possível surpresa para algumas pessoas é a ótima posição da incrível “Could You Be Loved”.

A faixa foi o primeiro single do disco Uprising em 1980 e se tornou uma música Top 5 e a canção de platina mais vendida no Reino Unido, desbancando outros sucessos que são mais instantaneamente associados a Bob, como “One Love” e “No Woman No Cry”.

No Spotify, a música registra mais de 900 milhões de reproduções.

1. “Three Little Birds”

O primeiro lugar na lista de músicas mais populares de Bob Marley não poderia ser diferente.

“Three Little Birds”, que possui o aclamado refrão “Don’t worry about a thing / ‘Cause every little thing / Is gonna be all right” também foi lançada no disco Exodus, de 1977, e foi divulgada como single da banda em 1980.

Considerada a música de maior sucesso da lenda do Reggae, “Three Little Birds” ainda ganhou um divertido clipe de animação e diversas certificações.

No Spotify, a faixa registra mais de 975 milhões de reproduções e deve ser a primeira do cantor a atingir a marca de 1 bilhão – muito em breve, aliás!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!