Americana viraliza depois de ler
Reprodução/TikTok

Um dos clássicos do brilhante escritor brasileiro Machado de Assis impactou uma influenciadora norte-americana de tal forma que ela o classificou como seu “livro preferido”.

A produtora de conteúdo e escritora Courtney Henning Novak decidiu fazer um projeto chamado “Read around the world” (que pode ser traduzido em português para algo como “Ler ao redor do mundo”) para, através do alfabeto, escolher alguns países com a letra definida e ler algum clássico daquele local.

Ao chegar na letra B, sua primeira escolha foi o Brasil e a obra selecionada foi nada menos que Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Antes mesmo de finalizar o clássico da literatura brasileira, a influenciadora usou sua conta do TikTok para revelar sua opinião sobre o livro, já que ficou completamente encantada pelo trabalho do escritor brasileiro. No vídeo que viralizou nas redes sociais, ela diz:

Preciso ter uma conversinha com os brasileiros. Ainda não terminei ‘Brás Cubas’, faltam 100 páginas. Mas eu tenho 3 grandes problemas com esse livro. Número 1: minha edição só tem 300 páginas, ainda faltam 100 para eu ler e se eu for bem devagar termino no final de semana. E aí, o que faço com o resto da minha vida?

Escritora americana viraliza após ler “Brás Cubas”

A escritora continua enumerando os problemas dizendo que ainda tem uma série de livros para ler no projeto, e isso se tornou um desafio depois de ler Brás Cubas. Ela, então, pergunta aos seus seguidores o que fazer agora que já chegou ao auge da literatura:

Por que nunca me avisaram que este era o melhor livro do mundo? […] Vocês poderiam ter me impedido e recomendado alguma ficção bacana e quando eu terminasse me dizer para ler este livro.

O último problema citado por Courtney foi o seu desejo de aprender português durante o projeto proposto, pois ela não consegue nem imaginar o “quão bom” deve ser a versão original da obra de Machado de Assis. Ainda assim, ela destacou o grande trabalho de tradução de sua edição.

Na legenda que acompanha seus tantos elogios sobre a obra, a escritora declarou:

Ainda me restam cem páginas de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis, e este já é meu livro preferido. Fim de discussão. Não me importa se as últimas cem páginas são apenas a palavra ‘banana’ impressa 10 mil vezes. Melhor. Livro. PARA SEMPRE.

A publicação da TikToker já acumulou mais de 730 mil visualizações e recebeu uma série de comentários de brasileiros elogiando o clássico de Machado de Assis e recomendando outros grandes livros do escritor. Assista ao vídeo abaixo!

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Publicado em 1880 como folhetim e no ano seguinte como livro, Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira.

A obra conta a história de Brás Cubas, um “defunto-autor”, que relata suas memórias após ter sido vítima de pneumonia e relembra eventos de sua infância, adolescência e fase adulta. Se não leu até hoje, aproveite a oportunidade e leia imediatamente!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!