Os 10 melhores álbuns com apenas 30 minutos de duração
Imagens: Reprodução

Para você, qual é a duração ideal de um álbum? Enquanto alguns fãs gostam de discos recheados de músicas, interlúdios e jams, outros preferem trabalhos concisos, com algo em torno de 10 faixas e um conceito bem definido.

O que não dá pra negar é que vários discos curtos entraram para a história da música, desde os primeiros lançamentos de Bob Dylan e Caetano Veloso nos anos 1960 até hoje em dia, com Best Coast e Terno Rei fazendo Indie Rock “ligeiro”.

Para te acompanhar durante uma tarefa doméstica ou enquanto você se arruma para sair, o TMDQA! selecionou 10 álbuns nacionais e internacionais com cerca de 30 minutinhos de duração, deixando aquele gostinho de quero mais.

Confira abaixo!

LEIA TAMBÉM: Steve Albini: 10 álbuns inesquecíveis que marcaram a carreira da lenda do Grunge

10 grandes álbuns com 30 minutos de duração

Dead Fish – Sonho Médio (1998)

Vamos de clássico do Hardcore nacional? O segundo disco do Dead Fish foi produzido pela própria banda seis anos antes deles alcançarem o mainstream com Zero e Um, e acabou resultando na Terceiro Mundo Produções, que ajudou a fomentar a cena Punk brasileira.

Aretha Franklin – Aretha Now (1968)

Meia hora de Aretha Franklin é mais do que suficiente para explodir nossas mentes, e este ainda é o registro de algumas das melhores performances vocais da Rainha do Soul, como “You Send Me”, “Think” e “I Say a Little Prayer”.

Caetano Veloso & Gal Costa – Domingo (1967)

Verdadeiro clássico da MPB, este foi o álbum que revelou simplesmente Caetano Veloso e Gal Costa. Com produção de Dori Caymmi, o disco que tem “Coração Vagabundo” é, ao mesmo tempo, uma síntese da Bossa Nova e o primeiro sopro da Tropicália.

Best Coast – Crazy for You (2010)

Parece corajoso fazer um álbum de estreia curto, já que normalmente uma banda que está começando tem muito a mostrar. Mas a aposta deu certo para o Best Coast, que conquistou fãs de Indie e Surf Rock com treze faixas rapidinhas, incluindo o hit “Boyfriend”.

Wado – Vazio Tropical (2013)

Ótima adição à grande discografia de Wado, Vazio Tropical veio em 2013 com produção de Marcelo Camelo (Los Hermanos) e participação de Cícero, e é o perfeito exemplo de um disco conceitual e conciso, que transmite o melhor da MPB e do Samba Rock.

Bob Dylan – Nashville Skyline (1969)

Estamos falando de um dos artistas mais prolíficos de todos os tempos, de uma época em que era recomendável lançar álbuns todos os anos. O nono disco da carreira de Dylan chegou ao topo das paradas dos EUA e do Reino Unido com clássicos como “Lay Lady Lay” e “Girl from the North Country”, essa com Johnny Cash.

Ana Frango Elétrico – Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua (2023)

Considerado um dos 5 melhores álbuns nacionais de 2023 pelo TMDQA!, o terceiro trabalho de estúdio de Ana Frango Elétrico tem dez faixas altamente dançantes e experimentais como só a artista carioca sabe fazer, com destaque para “Electric Fish” e “Insista em Mim”.

Ramones – Ramones (1976)

Mais uma mostra de que álbuns curtos podem se tornar clássicos supremos! A estreia dos Ramones veio com 14 faixas, nenhuma com mais de 2 minutos de duração ou menos de 140 batidas por minuto, e pedradas como “Blitzkrieg Bop” e “I Wanna Be Your Boyfriend”.

Terno Rei – Violeta (2019)

Muita gente conheceu o Terno Rei, uma das principais representantes do Indie de São Paulo, graças a este que é o terceiro álbum da banda e tem os hits “Solidão de Volta” e “Yoko”. O destaque fica para a belíssima “Dia Lindo”, que tem só 1:50 mas poderia ser infinita!

Simon & Garfunkel – Parsley, Sage, Rosemary and Thyme (1966)

Depois de reunir um apanhado de músicas antigas para seu segundo disco, Simon & Garfunkel se isolaram em estúdio para escrever canções novas. O resultado foi uma obra-prima do Folk americano, com 12 faixas incluindo “Scarborough Fair” e “Homeward Bound”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!