Em 1958, Silvio Luiz apresentou o primeiro show de Rock internacional realizado no Brasil; assista
Imagens: Reprodução

Um dos maiores ícones do jornalismo esportivo brasileiro, o eterno Silvio Luiz também se tornou personagem da cultura pop graças à sua irreverência, e ainda tinha uma relação estreita com a música.

O narrador faleceu nesta quinta-feira (16) em São Paulo, aos 89 anos, depois de sofrer um derrame enquanto trabalhava na final do Campeonato Paulista, em abril, e viver idas e vindas do hospital desde então.

Multi-talentoso, Silvio Luiz já atuou em filmes como Luta nos Pampas (1964) e A Morte Transparente (1980), e participou das novelas Éramos Seis e Cela da Morte, da TV Record, no início de carreira como ator.

Em 1997, o jornalista chegou a gravar uma música com a banda Dr. Sin, chamada “Futebol, Mulher & Rock N’ Roll”, em que usa seus bordões tradicionais como “olho no lance!” e “acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui”.

Mas talvez o momento mais importante de Silvio Luiz envolvendo a música tenha acontecido em 1958, quando ele apresentou o que é considerado o primeiro show de Rock internacional no Brasil.

Continua após a foto

Silvio Luiz e Bill Haley em 1958

Naquele ano, o pioneiro do Rock norte-americano Bill Haley levou a sua banda His Comets para uma turnê mundial que passou pela Europa e a América Latina, sendo a primeira vez que um artista excursionou nesses moldes.

Dono dos hits “Rock Around The Clock” e “See You Later, Alligator”, o grupo havia emplacado nada menos que nove músicas no Top 20 das paradas dos EUA, influenciando nomes como Elvis Presley e Little Richard.

A passagem pelo Brasil foi organizada pela TV Record e suas afiliadas, e por isso Silvio Luiz foi o responsável por receber o grupo no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O jornalista, que tinha 24 anos e já era repórter esportivo, conduziu a primeira entrevista com Bill Haley para uma emissora brasileira, como você pode assistir no vídeo abaixo.

Poderia muito bem ter se tornado um jornalista musical, diz aí?! Nos quase 70 anos de carreira que teve depois disso, Silvio narrou seis Copas do Mundo e marcou época na Record e outras emissoras como Band e SBT.

Que descanse em paz!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!