Robert Plant e David Gilmour
Fotos: Wikimedia Commons e Anton Corbijn

Mais de três décadas depois do falecimento de seu pai, o vocalista e guitarrista Steve Marriott, Mollie Marriott precisou se posicionar contra o espólio do artista e ganhou a ajuda de grandes nomes como Robert Plant David Gilmour nessa briga.

Isso porque quem gerencia o patrimônio do músico que fez parte das bandas Small Faces e Humble Pie pretende fazer lançamentos de músicas póstumas utilizando recursos de IA. Como informou o The Line of Best Fit, a herdeira e os artistas estão incomodados com a atitude do espólio de Marriott.

Ainda se juntaram a eles nomes como Kenney Jones, ex-companheiro de Steve no Small Faces, e Jerry Shirley, que também fez parte do Humble Pie, além de Peter Frampton, Paul Weller, Paul Rodgers, Joe Brown, Bryan Adams, Matt Sorum, Glenn Hughes, Gary Kemp, Bob Harris e outros.

Que time de protesto!

Filha de Steve Marriott une artistas contra IA

Conforme relatado pela Variety, a gravadora independente Cleopatra Records, com sede em Los Angeles, na Califórnia, negociava com o espólio de Marriott sobre algumas de suas demos inacabadas. Na visão de Chris France, diretor administrativo do patrimônio da Marriott desde 1997, elas poderiam ser finalizadas com a ajuda da tecnologia de IA:

[Embora] não haja planos confirmados para usar a voz de Steve Marriott em gravações de IA, isso não significa que não será feito um acordo com um dos vários pretendentes que fizeram ofertas… Receio que as opiniões [de Mollie Marriott] não tenham consequências para mim ou para o seu espólio.

Mollie, no entanto, deixou claro em um comunicado oficial divulgado anteriormente que a família não concorda com os planos do espólio, revelando até que não houve testamento na época da morte de Marriott e que o controle da carreira de Steve ficou inteiramente com sua madrasta:

O Marriott Estate deve lançar um álbum solo por meio de IA com músicas antigas e novas de meu pai, Steve. Infelizmente, a família sobrevivente, composta apenas pelos meus irmãos Lesley, Toby, Tonya e eu, não tem nada a ver com a propriedade, pois não houve testamento. É administrado pela minha madrasta, que esteve com meu pai apenas dois anos antes de sua morte e desde então se casou novamente. Nós, junto com seus companheiros de banda Humble Pie e Small Faces, estamos tentando impedir que este álbum aconteça, pois seria uma mancha no nome do meu pai. Alguém que era conhecido como um dos maiores vocalistas da nossa geração, com um vocal tão vivo e cru, ficaria absolutamente de coração partido se soubesse disso se estivesse vivo. Isto é apenas por dinheiro, não por arte nem apreciação.

Faz todo sentido, né?

Steve Marriott faz parte do Hall da Fama do Rock

Steve Marriott faleceu em Arkesden, no Reino Unido, em 20 de Abril de 1991, aos 44 anos. A causa do óbito foi definida como “morte acidental por inalação de fumaça”.

Mais tarde, foram encontrados em seu sangue traços de cocaína, álcool e alguma quantidade de Valium, medicamento que teria sido tomado por ele previamente para controlar os nervos durante um voo.

Vale lembrar que Marriott foi introduzido, em 2012, no Hall da Fama do Rock como membro do Small Faces. Logo abaixo, você pode ver uma performance ao vivo da banda tocando “Song Of A Baker”, música que integra o disco Ogdens’ Nut Gone Flake (1968).

LEIA TAMBÉM: Os 3 melhores momentos da carreira do Pink Floyd segundo David Gilmour

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!