séries sobre música - Girls 5eva, A noite que mudou o Pop, Crazy Ex-Girlfriend
Crédito: Divulgação

Tem gente que respira música – até na hora de se divertir com outras formas de entretenimento. É pra isso que existem filmes e séries nos quais as canções não são meras coadjuvantes: elas são as estrelas principais, colocando em evidência artistas, movimentos culturais ou o próprio mercado da música.

De musicais divertidos a documentários cabeça, a Netflix oferece uma gama de conteúdos para quem curte o assunto. O streaming do tudum, o mais popular no país e no mundo, acaba entregando também a conveniência de ter nas pontas dos dedos algumas das histórias mais interessantes quando o assunto é música. 

Confira abaixo algumas das dicas do Tenho Mais Discos Que Amigos! para embalar o final de semana – ou qualquer outro dia!

Filmes e séries para quem gosta de música!

Crazy Ex-Girlfriend

Esta é uma comédia musical satírica sobre uma advogada de sucesso em Nova York que desiste de tudo para perseguir seu ex-namorado em uma pequena cidade da Califórnia. A série usa comédia, sátira e números musicais originais para explorar temas como amor, obsessão, saúde mental e feminismo. Tudo vem da cabeça multi talentosa de Rachel Bloom.

Continua após o vídeo

Girls 5eva

A série de comédia segue um grupo de mulheres que tentam reviver sua carreira musical dos anos 90. A música é uma parte essencial da jornada das personagens, e a série aborda questões como fama e amizade através de suas letras e performances. Vale citar o elenco, formado pela cantora Sara Bareilles, Renée Elise Goldsberry (Hamilton), Busy Philipps (As Branquelas) e Paula Pell (Saturday Night Live) – tudo co-produzido por Tina Fey.

Continua após o vídeo

Por Trás Daquele Som

Nesta série documental, músicos renomados compartilham suas experiências e processos criativos, revelando os bastidores de algumas das músicas mais icônicas da história. Desde a composição até a produção, os episódios oferecem uma visão detalhada do trabalho por trás da música – daí seu nome. Na verdade, o título vem do podcast que originou a série: o renomado Song Exploder

Continua após o vídeo

A Noite Que Mudou o Pop

A Noite que Mudou o Pop é um documentário de 2023, realizado por Bao Nguyen, que conta a história da gravação da canção “We Are the World” em janeiro de 1985. O documentário mostra os bastidores do encontro de 45 estrelas da música, que aconteceu no estúdio A&M, em Los Angeles, após a cerimônia dos American Music Awards. O objetivo do encontro era ajudar no combate à fome na África por meio da música.

Continua após o vídeo

Som na Faixa

Neste relato ficcionalizado, um empreendedor sueco e seus parceiros decidem revolucionar a indústria musical com uma plataforma legalizada de streaming. Sim, essa é a história por trás do Spotify, revelando os bons e maus momentos da empresa desde sua fundação até o momento em que passou a dominar o cenário da música mundial. 

Continua após o vídeo

tick, tick… BOOM

Prestes a completar 30 anos, um compositor promissor lida com o amor, a amizade e a pressão para criar algo incrível antes que o tempo acabe. Quem é esse compositor? Ninguém menos que Jonathan Larson, o cara responsável por Rent, um dos maiores musicais já encenados nos palcos americanos (e mundo afora).

O tempo faz sentido, já que Larson morreu antes mesmo de ver sua grande obra na Broadway, mas conseguiu completar esta peça autobiográfica sobre os dilemas de ser artista. Pra dar a volta completa, a peça virou filme nas mãos de outro prodígio do teatro musical: Lin Manuel Miranda, o homem por trás de Hamilton, agora homenageando uma de suas maiores inspirações. Destaque para a performance memorável de Andrew Garfield, pela qual foi indicado ao Oscar. 

Continua após o vídeo

Quebra Tudo: A História do Rock na América Latina

Esta é uma série documental original da Netflix em seis episódios que, como o título sugere, conta a história do rock cantado em espanhol na América Latina. A série, que estreou em janeiro de 2020, utiliza entrevistas, imagens de arquivo e música para mostrar como o rock surgiu, os obstáculos que enfrentou e sua evolução. A série também aborda a importância de ter vozes femininas representadas no rock latino. 

Charly García, Café Tacvba, Soda Stereo, Aterciopelados, Mon Laferte, Fito Páez, Maná, Molotov, Juanes, Los Fabulosos Cadillacs. Se você conhece esses nomes, precisa assistir a essa série. Se não conhece esses nomes, precisa ainda mais!

Continua após o vídeo

This Is Pop

This Is Pop é uma série documental da Netflix de 2021 que conta as histórias dos maiores sucessos da música, analisando o impacto de festivais, auto-tune, boy bands e muito mais. Cada episódio aborda uma fase diferente ao longo das últimas sete décadas, com entrevistas exclusivas com grandes artistas e bandas como Shania Twain, Babyface, ABBA, Boyz II Men e T-Pain.

A série celebra a leveza e a alegria típicas do pop, mas também lança luz sobre o racismo, sexismo, classismo, política queer e injustiça social dentro da indústria.

Continua após o vídeo

Primeiro as Damas: Mulheres no Hip-Hop

Nesta série documental, rappers, compositoras e especialistas falam sobre a influência das mulheres na música e na cultura do hip-hop. Entre as “cabecinhas falantes” que aparecem estão Queen Latifah, MC Lyte, Latto, Saweetie e muitas outras.

Continua após o vídeo

ReMastered

Esta é uma coleção de documentários da Netflix que ajuda a contar a história de grandes nomes da música mundial num contexto político e social de uma determinada época.

Cada episódio, com entre 40 e 80 minutos de duração, aborda um momento importante da vida de um artista ou a sua morte. A série é produzida pelos irmãos Jeff e Michael Zimbalista, que também produziram os documentários premiados Favela Rising e Os Dois Escobares.

Algumas das histórias mais incríveis da música estão ali: Victor Jara, Robert Johnson, Sam Cooke, Johnny Cash, Bob Marley e muitos outros.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!