basquete Homens Brancos Não Sabem Enterrar, Tio Drew, Space Jam
Crédito: Divulgação

Filmes de esporte, em geral, já são um gênero cinematográfico à parte, com uma identidade própria. Os filmes sobre basquete, então, podem contar como um subgênero – o tipo de história que ganha um tempero a mais pelas próprias características do jogo com a bola laranja: rápido e emocionante até o último segundo.

Isso é o que acontece todas as noites em transmissões da ESPN (Star+), Sportv (Globoplay), Prime Video e YouTube oficial da NBA Brasil. O basquete está cada vez mais presente para os brasileiros devido a um investimento significativo da NBA em marketing local. Além disso, é crescente por aqui a popularidade das brasileiras NBB e LBF – em suas versões masculina e feminina; da WNBA, a irmã da liga americana mais velha; e da NCAA, a associação de esportes universitários dos EUA.

Na NCAA, em especial, os brasileiros têm motivo pra comemorar: Kamilla Cardoso apenas brilhou na competição! Esse ano, foi destaque no March Madness, tornando-se bi-campeã com o South Carolina Gamecocks, da Universidade da Carolina do Sul. Kamilla já se declarou para o draft – a seleção de jogadoras – da WNBA. O que significa que o Brasil já tem mais uma representante no basquete feminino em nível internacional!

Pra completar, a pós-temporada da NBA começa oficialmente em 20 de abril este ano, com alguns favoritos na disputa – Boston Celtics, Milwaukee Bucks e Denver Nuggets – e outras surpresas da temporada, como Orlando Magic, New York Knicks e Oklahoma City Thunder, por exemplo. A época já vem acompanhada do megaevento que se tornou a NBA House em São Paulo, sem falar nas inúmeras promoções de fast food a latinhas de achocolatado do seu time favorito. 

Para acompanhar toda essa agitação em torno do basquete, o TMDQA! aproveita pra te mostrar como o esporte é mesmo um prato cheio para diversão e entretenimento. Selecionamos 5 obras do audiovisual que aquecem o coração de qualquer fã, além de conquistar até os mais céticos! O critério? Uma mescla de clássicos com novos títulos que podem ter passado batido na sua watchlist.

Confira abaixo!

5 filmes e séries sobre basquete

Arremessando Alto

Arremessando Alto, lançado em 2022 na Netflix, é um filme de drama e esporte que acompanha a história de Stanley Beren (Adam Sandler), um olheiro de basquete desacreditado que está em baixa na carreira. Em uma última chance de redenção, ele viaja para a Espanha para descobrir um jogador promissor. Lá, ele conhece Bo Cruz (Juancho Hernangómez), um jogador talentoso, mas com um passado difícil.

Stanley decide levar Bo para os Estados Unidos e treiná-lo para a NBA. Apesar das diferenças culturais e dos desafios, os dois formam uma forte ligação e se dedicam de corpo e alma ao sonho de Bo de jogar na liga profissional. A jornada de Stanley e Bo é marcada por momentos de superação, resiliência e humor, enquanto eles enfrentam os obstáculos do mundo do basquete e lutam por um lugar ao sol.

O filme explora temas como a busca por um sonho, a importância da persistência e o poder da amizade. As atuações de Adam Sandler e Juancho Hernangómez foram elogiadas pela crítica, e Arremessando Alto se tornou um sucesso na Netflix.

Space Jam: O Jogo do Século

Everbody get up, it’s time to jam now! Se você leu essas palavras com melodia, parabéns, você tem mais de 30 anos!

Lançada em 1996, esta é uma comédia de aventura. O filme conta a história de Michael Jordan – sim, aquele -, que se une aos Looney Tunes – sim, aqueles – para enfrentar os Monstars, alienígenas que roubaram as habilidades dos melhores jogadores da NBA.

A missão de Michael e dos Looney Tunes é vencer um jogo de basquete para salvar o mundo. O filme é recheado de ação, humor e referências à cultura pop, e se tornou um clássico cult até hoje – não é que a mescla de live action com animação envelheceu bem?

O sucesso de Space Jam se deve a diversos fatores, como a presença de Michael Jordan no auge da sua carreira, a trilha sonora memorável e o humor leve e divertido. O filme também foi elogiado por sua mensagem de perseverança, trabalho em equipe e amizade. Entre as participações especiais, estão Charles Barkley, Larry Bird, Muggsy Bogues, Patrick Ewing e Scottie Pippen

Em 2021, foi lançada uma sequência do filme, Space Jam: Um Novo Legado, com LeBron James no papel principal. Mas, mostrando que Michael Jordan ainda não perdeu a majestade, o novo longa não chega aos pés do anterior!

Homens Brancos Não Sabem Enterrar

O filme de comédia e esporte de 1992 acompanha a história de Billy Hoyle (Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes), dois jogadores de basquete de rua de Los Angeles. Billy é um jogador talentoso, mas arrogante, enquanto Sidney é um jogador habilidoso e estratégico.

Os dois se unem para ganhar dinheiro em jogos de rua, usando suas habilidades e trapaças para enganar seus oponentes. Apesar das diferenças de personalidade, eles formam uma dupla imbatível e desenvolvem uma forte amizade.

O filme explora temas como o racismo, a desigualdade social e a importância da amizade. As atuações de Woody Harrelson e Wesley Snipes foram elogiadas pela crítica, e o filme se tornou um clássico cult entre os fãs de basquete e de comédia.

Em 2023, foi lançado um remake do filme, com o mesmo nome, estrelado por Jack Harlow – sim, o rapper – e Sinqua Walls. A nova versão mantém a essência do filme original, mas com uma atualização para os dias de hoje, abordando temas como gentrificação e apropriação cultural.

Arremesso Final

Esta é uma série documental de 10 episódios lançada em 2020 pela Netflix e ESPN. Arremesso Final acompanha a última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls, em 1997-98, e oferece uma visão íntima e sem precedentes da vida do jogador e da equipe. 

Naquele ano, o Bulls conquistou seu sexto título da NBA, completando o segundo “three-peat” da dinastia, ou seja, três títulos consecutivos (1996-98) – um sucesso que o time de Chicago não conseguiu repetir desde então.

A série combina imagens de arquivo inéditas e entrevistas com Jordan, seus companheiros de equipe, treinadores e outros personagens importantes da NBA. Através de entrevistas reveladoras e imagens de bastidores, Arremesso Final explora a personalidade competitiva de Jordan, a dinâmica da equipe dos Bulls e os desafios da última temporada.

O documentário foi um grande sucesso de público e crítica, e se tornou um dos mais assistidos da Netflix. A série foi elogiada por sua qualidade de produção, narrativa envolvente e pela oportunidade de conhecer melhor um dos maiores esportistas de todos os tempos.

Fãs de basquete se interessaram pela emoção das partidas, mas esta é uma produção para os fãs de boas histórias sobre superação e sucesso, em geral.

Tio Drew

É bem verdade que o último lugar na lista poderia ser ocupado por grandes dramas do basquete – Coach Carter, Momentos Decisivos, Jogada Decisiva, até mesmo Air Bud!

Mas é importante mostrar como o basquete é usado para fazer rir. Tio Drew combinou a tradição das comédias negras americanas com o esporte. Sem a menor pretensão de se levar a sério, essa é uma história que tem orgulho de ser boba!

Tio Drew é um personagem fictício criado pela PepsiCo em 2012 para uma série de anúncios da Pepsi Max. Nos anúncios, Tio Drew é um jogador de basquete habilidoso e experiente que domina seus oponentes com seus movimentos rápidos e precisos. A série de anúncios foi um grande sucesso e se tornou um meme popular na internet.

Em 2018, o personagem ganhou seu próprio filme, uma comédia esportiva que acompanha a história de Dax (Lil Rel Howery), um jovem que recruta Tio Drew e seus amigos para formar um time de basquete e competir em um torneio no Harlem.

O Tio Drew é interpretado por ninguém menos que o jogador da NBA Kyrie Irving, envelhecido por maquiagem, claro. Temos aqui um bom caso da crença seletiva: Kyrie não acredita em vacina e que a Terra é redonda, mas acredita que sabe atuar. Então tá. Outros jogadores que dão as caras: Shaquille O’Neal, Reggie Miller, Chris Webber e Nate Robinson.

O filme foi um sucesso de bilheteria e recebeu críticas mistas, principalmente por sua trama previsível. Mas é isso que a gente busca num filme de esportes: trabalho em equipe, vitória, superação, e um caneco sendo levantado no final!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!