Chico Science e Nação Zumbi

Em abril deste ano, o elogiado disco Da Lama ao Caos, lançado pelo genial e saudoso Chico Science ao lado do grupo Nação Zumbi, completou 30 anos de lançamento.

A obra, produzida pelo experiente Liminha, foi uma das pioneiras da cena Manguebeat – movimento pernambucano de contracultura que uniu os ritmos regionais, como Maracatu, ao Rock, Hip Hop, Funk e música eletrônica – e é considerada até hoje como um dos álbuns mais importantes do Brasil.

Para celebrar o legado deixado pelo disco de estreia da banda Chico Science & Nação Zumbi, o jornalista Emannuel Bento, de Recife, relembrou em sua conta do Twitter que Da Lama Ao Caos, que chegou nos Estados Unidos apenas em 1995, surgiu na lista dos 10 melhores discos do ano do New York Times naquela época.

Na edição de 4 de Janeiro de 1996, o crítico Neil Strauss foi só elogios ao falar sobre o álbum brasileiro:

O sincretismo brasileiro entra na era do Rap e do Dancehall, enquanto Chico Science entoa sobre política, amor e arte. Samba, juju nigeriano, Funk, Reggae, Hard Rock e música da Indonésia são apenas parte de seu arsenal de ritmos ferozes e globais.

Difícil discordar, né?

Continua após o vídeo

Chico Science & Nação Zumbi no New York Times

A lista divulgada no prestigiado jornal americano também incluiu as obras Maxinquaye, do rapper Tricky; To Bring You My Love, da icônica cantora de rock alternativo P.J. Harvey; Relish, da cantora Joan Osborne; Elastica, álbum homônimo da banda de rock alternativo; A Turtle’s Dream, da vocalista de jazz Abbey Lincoln, e mais.

O que chama atenção é que, ao lado dos brasileiros, um dos discos que também esteve presente na seleção dos melhores do ano foi o álbum de estreia homônimo do Foo Fighters.

A obra foi lançada por Dave Grohl cerca de um ano depois do falecimento de Kurt Cobain, que era seu colega de banda no Nirvana. Para a surpresa de muitos, o primeiro álbum dos Foos foi gravado na íntegra por Grohl, que cantou e tocou todos os instrumentos, com exceção de uma guitarra em “X-Static”, gravada por Greg Dulli, do  Afghan Whigs.

Merecido demais!

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!