Jorge Ben Chico Science
Reprodução/YouTube

Em 1995, o programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, recebeu a lenda da música popular brasileira Jorge Ben Jor. E na bancada, para fazer perguntas, estava ninguém menos que Chico Science, da Nação Zumbi.

A banda recifense havia acabado de lançar seu disco de estreia, o cultuado Da Lama ao Caos (1994), que apresentou o manguebeat ao mundo, com sua inovadora fusão de Maracatu, Rock e Hip-hop.

Em uma de suas participações, Chico Science falou exatamente sobre uma de suas inspirações para esse disco, o também clássico A Tábua de Esmeralda, lançado por Jorge Ben 11 anos antes.

Em uma interação deliciosa de assistir (veja no vídeo mais abaixo), Chico pergunta se Jorge realmente acredita na Alquimia, e ele responde com uma história sobre o processo de criação do disco:

Esse é o meu melhor trabalho. Eu sempre tive problemas na PolyGram [gravadora que lançou o disco] de pessoas querendo meter o dedo no trabalho e dizer que não iria vender. Aí eu fui falar com o chefe da gravadora e disse que era um trabalho que eu queria fazer havia muito tempo. Eu disse: ‘Eu sei que estou falando de uma filosofia muito difícil, dos alquimistas, de agricultura celeste, do Paracelso, que inspirou a música ‘O Homem da Gravata Florida’. Mas esse é o trabalho que eu quero fazer. Pode ser elitista, mas vai ser tão popular que vai agradar’. E foi o que aconteceu. A música ‘Os Alquimistas Estão Chegando’, por exemplo, até hoje eu toco nos shows.

Quase 30 anos depois, tudo isso segue sendo verdade. Que incrível!

Assista a Jorge Ben e Chico Science no Roda Viva

O papo entre Jorge Ben e Chico Science no Roda Viva também passou pelo uso das novas tecnologias na música, como as batidas eletrônicas tão usadas pela Nação Zumbi, e a nova geração de artistas da MPB.

Você pode assistir ao corte sobre A Tábua de Esmeralda no tweet abaixo, e conferir o programa completo no vídeo logo a seguir. Aproveite essa aula magna de música brasileira!

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!