J.K. Rowling, autora de Harry Potter
Foto via Wikimedia Commons

JK Rowling, autora da aclamada série de livros Harry Potter, está envolvida em mais uma polêmica por conta de comentários transfóbicos.

O caso mais recente aconteceu depois que a Escócia aprovou uma nova lei contra crimes de ódio, que busca penalizar comportamentos ameaçadores ou agressivos que visam “incitar ódio” relacionado a características pessoais que alguém tenha ou aparente ter — incluindo idade, deficiência, religião, orientação sexual, identidade transgênero ou pessoas intersexo.

Através de sua conta do Twitter, a escritora publicou uma série de mensagens se referindo às mulheres trans e os definindo de forma preconceituosa como homens. JK escreveu:

Ao aprovar a Lei Escocesa sobre Crimes de Ódio, os legisladores escoceses parecem ter atribuído mais valor aos sentimentos dos homens que realizam a sua ideia de feminilidade, ainda que de forma misógina ou oportunista, do que aos direitos e liberdades das mulheres e meninas reais.

[…] É impossível descrever ou enfrentar com precisão a realidade da violência e da violência sexual cometida contra mulheres e moças, ou abordar o atual ataque aos direitos das mulheres e das moças, a menos que possamos chamar um homem de homem. A liberdade de expressão e de crença chegará ao fim na Escócia se a descrição precisa do sexo biológico for considerada criminosa.

Autora de Harry Potter desafia nova lei anti-ódio

Ao final de seu texto, JK Rowling, que mora em Edimburgo, capital da Escócia, ainda desafiou a polícia:

Neste momento, não estou no país, mas se o que eu escrevi aqui for qualificado como uma ofensa de acordo com a nova lei, espero ansiosamente ser presa quando eu retornar.

A pena máxima prevista pela nova lei na Escócia é de prisão por sete anos. Segundo o primeiro-ministro, Humza Yousaf, a nova lei visa combater uma “onda crescente de ódio” no país (via BBC).

A legislação chegou a receber algumas críticas por não incluir mulheres cis como um grupo que pode ser vítima de crimes de ódio; mas, segundo o governo, está sendo elaborada uma lei específica sobre misoginia.

JK Rowling e comentários trasnfóbicos

JK Rowling tem sido duramente criticada desde 2019 por conta de seus posicionamentos polêmicos, principalmente relacionados às pessoas trans.

Tanto os fãs de Harry Potter como parte do elenco dos filmes já rebateram diversos comentários da escritora e, segundo a imprensa internacional, Rowling não teria sido convidada para participar do especial De Volta a Hogwarts, que comemorava os 20 anos da franquia, por conta de suas falas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!