cinebiografias músicos Saudosa Maloca O Meu sangue Ferve Por Você

O cinema brasileiro já tem uma longa tradição de fazer cinebiografias, com variados graus de sucesso. As que envolvem artistas da música estão entre as mais bem-sucedidas comercialmente, já que colocam sob a lupa a vida pessoal de presenças marcantes da nossa cultura. 

Ao longo dos últimos meses, uma nova leva de filmes levou a música ao cinema. Elas mostram a riqueza da nossa música, indo do samba de Adoniran Barbosa ao funk de Claudinho e Buchecha.

O TMDQA! te conta um pouco sobre os novos filmes para quem quer fazer um mergulho na música brasileira, seja nos cinemas ou direto do sofá.

Filmes nacionais sobre músicos brasileiros

Saudosa Maloca

Onde assistir: Cinemas

Como o nome entrega, o longa é inspirado na icônica música de Adoniran Barbosa. Dirigido por Pedro Serrano e estrelado por Paulo Miklos e Gero Camilo, o filme apresenta uma crônica bem-humorada da São Paulo dos anos 50. Adoniran, interpretado por Miklos, narra ao garçom histórias de uma cidade que já não existe mais, destacando a amizade entre os personagens Mato Grosso e Joca, vividos por Gero Camilo e Gustavo Machado.

Meu Sangue Ferve por Você

Onde assistir: Cinemas (a partir de 30 de maio de 2024)

O filme dirigido por Paulo Machline conta a história de amor entre Sidney Magal e sua grande paixão, Magali West. Interpretados por Filipe Bragança e Giovana Cordeiro, o casal protagoniza uma comédia romântica musical ambientada na vibrante Salvador dos anos 70. 

Mamonas Assassinas – O Filme

Onde assistir: Aluguel online (AppleTV+, Prime Video, Google Play, YouTube) – a partir de R$14,90

Esta cinebiografia acompanha a trajetória meteórica dos Mamonas Assassinas, um dos grupos mais inesperados e amados pelo público brasileiro. O filme retrata as tentativas frustradas e o sucesso estrondoso da banda, oferecendo uma visão dos bastidores da indústria musical nacional. Embora a recepção não tenha sido calorosa, o filme capitalizou no fator nostalgia de toda uma geração.

Nosso Sonho

Onde assistir: Telecine

Dirigido por Eduardo Albergaria, Nosso Sonho apresenta a história da famosa dupla Claudinho e Buchecha, interpretados por Lucas Penteado e Juan Paiva. A partir do ponto de vista de Buchecha, o filme narra a jornada de amizade e sucesso dos cantores, desde suas origens humildes até o reconhecimento como os maiores fenômenos do funk melody nacional.

Mussum – O Filmis

Onde assistir: Telecine

Dirigido por Silvio Guindane, este filme conta a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum. Interpretado na idade adulta por Ailton Graça, Mussum aparece desde sua infância pobre até se tornar um dos maiores nomes da comédia brasileira. Grande parte do filme é dedicada à relação de Mussum com a música, já que integrava o grupo Originais do Samba e tinha nesse contexto a sua maior paixão e refúgio. 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!