Flea com o Red Hot Chili Peppers no Nilton Santos
Crédito: Diego Castanho/TMDQA!

A cozinha é onde se faz o básico para sobreviver, e a música não vive sem o baixo! Não à toa, um dos instrumentos mais subestimados do Rock nos rendeu tantos músicos geniais, desde Paul McCartney, dos Beatles, até Flea, do Red Hot Chili Peppers.

Em 2011, uma votação popular promovida pela revista Rolling Stone dos EUA tentou responder o impossível: entre tantas bandas e artistas lendários nos últimos 50 ou 60 anos, quais são os maiores baixistas da história?

O resultado final tem, por exemplo, John Paul Jones, que já era um dos maiores baixistas de estúdio do Reino Unido antes de entrar para o Led Zeppelin, e Jack Bruce, que conseguiu se sobressair no Cream mesmo tendo simplesmente Eric Clapton e Ginger Baker como companheiros.

A lista também traz nomes mais ligados ao Jazz e ao Funk, como o incrível Victor Wooten, do Bela Fleck and the Flecktones e Nitro, e o genial Jaco Pastorius, do Weather Report, que sempre frequenta rankings desse tipo.

Os 10 melhores baixistas da história

Confira abaixo o Top 10 completo elaborado pelos leitores da Rolling Stone, e diz pra gente quem mais você colocaria ali!

Você também pode ver nesta matéria outra votação popular que discutiu o outro lado dessa “cozinha”, e escolheu os 10 maiores bateristas do Rock.

LEIA TAMBÉM: Jaco Pastorius e a trágica genialidade de um dos maiores músicos de todos os tempos

10. Victor Wooten (Nitro)

9. Cliff Burton (Metallica)

 

8. Jack Bruce (Cream)

 

7. Jaco Pastorius

 

6. John Paul Jones (Led Zeppelin)

 

5. Les Claypool (Primus)

 

4. Geddy Lee (Rush)

 

3. Paul McCartney (The Beatles)

 

2. Flea (Red Hot Chili Peppers)

 

1. John Entwistle (The Who)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!