Notícias

Cinco pessoas e um segredo: conheça história da Zildjian, mais antiga marca de pratos de bateria do mundo

Ao assistir shows ou vídeos ao vivo das suas bandas favoritas, você provavelmente já reparou em um nome nos pratos da bateria: Zildjian.

A marca de instrumentos armênia é usada por gigantes do Rock como Zak Starkey (The Who), Will Champion (Coldplay), Abe Cunningham (Deftones) e aqui no Brasil por Jean Dolabella (Pitty) e Iggor Cavalera (Cavalera Conspiracy), só pra citar alguns.

Advertising
Advertising

Um vídeo do Business Insider, portal especializado em negócios, mostrou todos os segredos que fazem da Zildjian a marca de pratos preferida das estrelas, desde a longa história da empresa até a fabricação dos instrumentos.

Fundada na Constantinopla em 1623 (!), ainda na época do Império Otomano, a companhia migrou para os Estados Unidos no século 20 sem jamais encerrar as operações. É a marca de instrumentos mais antiga do mundo, e uma das empresas mais tradicionais em qualquer área.

Vídeo mostra segredos da Zildjian

A reportagem, que você pode assistir no fim desta matéria, revela que os pratos para bateria da Zildjian são feitos de três materiais: cobre, estanho e prata. Só que apenas cinco pessoas sabem a “receita” da fabricação, que é mantida em segredo por mais de 400 anos.

O vídeo também mostra uma “sala de testes” em que um especialista toca os chimbais, pratos de ataque, de condução, splash e outros instrumentos depois de prontos, chegando a testar até 200 pratos em apenas 30 minutos.

Se interessou, baterista? Confira essas e outras curiosidades sobre a Zildjian na sequência, no vídeo do Business Insider!

LEIA TAMBÉM: Tré Cool (Green Day) elege o melhor baterista de todos os tempos

Published by
Rafael Teixeira