John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2002
Foto de John Frusciante via Shutterstock

John Frusciante é um dos grandes músicos da história do Rock e sua contribuição com os clássicos do Red Hot Chili Peppers é frequentemente enaltecida pelos fãs da banda.

Ao longo de sua carreira, o jeito tímido e mais intimista do guitarrista muitas vezes o impediu de comentar abertamente sobre suas próprias obras, incluindo aquelas lançadas com seus colegas do grupo californiano. No entanto, John já chegou a compartilhar algumas de suas preferências em um raro momento.

Em 2004, quando participou de uma entrevista para a SiriusXM (via Far Out), o músico revelou quais canções do RHCP ele considera as melhores. Para a surpresa de poucos, a lista formada por cinco canções não inclui nenhum dos maiores sucessos lançados pela banda.

Na verdade, a seleção serviu mesmo para Frusciante demonstrar sua admiração pelos lados B das músicas do grupo. Ele usou a oportunidade para falar:

Parece que gosto muito dos lados B. Gosto muito da música ‘Rivers of Avalon’, gosto muito da música ‘Eskimo’, e do álbum ‘Californication’, gosto muito da música ‘This Velvet Glove’. Eu também gosto muito do lado B ‘Instrumental Number 1’, do single de ‘Scar Tissue’, e ‘Gong Li’ do mesmo single.

Entre as músicas citadas por John Frusciante, “Rivers of Avalon” representa o lado B de “The Zephyr Song”, single de By the Way (2002); “Eskimo” é o lado B de “Fortune Faded”, single da compilação Greatest Hits (2003); “This Velvet Glove” é uma das poucas que não representa lado B, sendo a décima primeira faixa do aclamado Californication (1999); por fim, como ele mesmo falou, “Instrumental Number 1” e “Gong Li” representam os lados B de “Scar Tissue”, emblemático single também de Californication.

Ouça todas as músicas ao final da matéria!

John Frusciante e sua paixão por “lados B”

Ainda sobre suas preferências, o guitarrista que retornou ao Red Hot Chili Peppers em 2019 revelou já naquela ocasião um desejo que pretende realizar ao lado dos companheiros de banda:

Espero que algum dia façamos um álbum de lados B porque eu realmente, de várias maneiras, estou mais orgulhoso de nossos lados B do que de qualquer uma das faixas do nosso álbum.

Será que um dia essa ideia sai do papel? Vale lembrar que, apesar de Return of the Dream Canteen ter sido lançado apenas meses após Unlimited Love em 2022, o baterista Chad Smith deixou bem claro que o álbum não é composto por “lados B”.

As melhores músicas do Red Hot Chili Peppers segundo John Frusciante

“Rivers of Avalon”

“Eskimo”

“This Velvet Glove”

“Instrumental Number 1”

“Gong Li”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!