X-Men pode ter plagiado música de Hermeto Pascoal
Fotos via Reprodução/YouTube e Wikimedia Commons

Por Léo Kemel

Um assunto que mexe com a cabeça de qualquer fã de música é o plágio. E quando uma grande figura ou corporação aparece com alguma composição que remete (ou parece remeter) a outra, a polêmica está instaurada. Uma “coincidência” que voltou a virar assunto nas redes sociais é a da abertura do desenho X-Men ter um toque brasileiro.

Quem cresceu vendo TV nos anos 1990 acompanhou a saga dos mutantes, que agora retornam para X-Men ’97, animação da Marvel que dará sequência na trama. Esta semana saiu o primeiro trailer, que a gente mostra lá no fim da matéria.

Desde os primórdios do desenho, sua música-tema (ouça abaixo) é reconhecida facilmente. Tanto que nas novas produções do MCU (o Universo Cinematográfico da Marvel), sempre se usa a melodia quando aparece um mutante, para resgatar essa nostalgia e avisar que eles estão voltando, principalmente em Deadpool x Wolverine, que sai este ano.

Continua após o vídeo

X-Men e Hermeto Pascoal

Mas vamos ao plágio. O assunto não é novo, mas, com o trailer do desenho, o perfil @felipevinha, do X/Twitter, resgatou a provocação:

Continua após o vídeo

Pois é. A acusação é de que os compositores emprestaram a melodia de “Papagaio Alegre”, de ninguém menos que Hermeto Pascoal. Essa faixa está no disco de 1984 Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca.

Logo no começo – depois do papagaio alegre cantar – já se ouve a melodia que se assemelha à dos X-Men. Com Hermeto ela vem num jazz mais agitado, é repetida por vários compassos e entra em uma nova escala. Na abertura do desenho, ganha um ar misterioso, tem mudanças de tom e depois toma um caminho bem diferente da de Hermeto.

Teve até quem misturou as coisas, botando a música brasileira no desenho americano – e eu só consigo achar que ficou a cara de Cowboy Bebop.

Continua após o vídeo

Mas e aí, o que é plágio?

 

Com ajuda do JusBrasil, temos que “o plágio é previsto na LDA, Lei 9610/98, e também no Código Penal, como crime e sujeito a sanções penais”. Além disso, surgiu uma teoria de que “se na música houver mais de oito compassos copiados”, configura-se plágio.

Mas não é bem assim. Esse número não está previsto em lei, portanto há toda uma análise de melodia, letras e ritmo para definir se houve ou não uma cópia.

Hermeto, por exemplo, usou uma escala que tem mais coincidências no mundo da música, como na abertura de Linda, The Policewoman, série de televisão húngara de 1984.

Continua após o vídeo

No caso dos X-Men, uma vez que Hermeto não tenha acionado a Justiça, resta a cada um ter sua opinião sobre o suposto plágio. Mas o mais curioso é que a galera de Linda, The Policewoman é que resolveu processar a Marvel, em 2019. Infelizmente, não há notícias do fim deste imbróglio judicial.

Veja o trailer de X-Men ’97 abaixo, com direito à música pivô de toda essa polêmica!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!