Dave Abbruzzese tocou bateria no início da carreira do Pearl Jam
Crédito: reprodução

Baterista do Pearl Jam entre 1992 e 1994, Dave Abbruzzese gravou com a banda os álbuns Vs. (1993) e Vitalogy (1994), sendo expulso por Eddie Vedder e companhia pouco antes deste último ser lançado.

Alguns anos após sua saída do Pearl Jam, Abbruzzese quase se tornou baterista do Guns N’ Roses e relembrou a situação ao conversar recentemente com o site Songfacts.

De acordo com seu relato, Dave não seguiu carreira com a banda de Hard Rock para proteger Axl Rose de uma verdade que poderia machucá-lo (via UltimateGuitar):

A coisa do Guns foi difícil. Axl [Rose] e eu nos conhecemos por meio de telefonemas noturnos durante meses antes de nos conhecermos e tocarmos juntos. Foi um momento difícil para mim porque fiquei um pouco mordido pela maneira como meu empresário lidou com minha demissão do Pearl Jam. Fiquei desconfiado de entrar na ‘grande engrenagem’ novamente por causa disso.

As coisas estavam indo bem até que falei com os empresários do GN’R sobre minha opinião de que as músicas novas poderiam ser mais adequada para um álbum solo de Axl do que para um álbum do GN’R. Doug [Goldstein, provavelmente], o empresário do Guns na época, me disse que o empresário e a gravadora tinham um plano de deixar o álbum que estávamos fazendo ser o catalisador para fazer com que Axl se reunisse com Slash. O plano era deixá-lo falhar, e a esperança era que esse fracasso o inspirasse a se reunir com Slash e colocar o grande trem de volta nos trilhos.

Quando ouvi isso, fui forçado a escolher entre informar Axl sobre isso ou simplesmente desistir. Senti que se eu contasse a ele sobre o plano deles, isso destruiria a pouca fé que ele tinha na engrenagem. Então, optei por levar uma bronca e sacrificar minha nova amizade pelo bem da capacidade de Axl de continuar a ser uma força criativa. Foi uma decisão difícil, mas no final das contas estou feliz por ter tomado.

Eu não queria ser responsável por arruinar a chance dele e da banda continuarem a fazer música para seus fãs que esperaram tão pacientemente por tanto tempo pelo retorno do GN’R.

Que história! Vale lembrar que, desde então, Abbruzzese participou de diversos outros projetos mas nunca chegou a atingir o mesmo sucesso dos tempos de PJ.

Ao final da matéria, você pode conferir o músico tocando “Powerman”, do The Kinks, em uma jam de quarentena.

Dave Abbruzzese e o Pearl Jam

Para quem não viveu o início da carreira do Pearl Jam, Dave Abbruzzese foi o terceiro baterista do grupo e a opinião dos fãs sobre ele é bastante dividida, especialmente por conta da relação turbulenta com os membros remanescentes.

Prova disso é que, na indução da banda ao Hall da Fama do Rock and Roll, em 2017, apenas os bateristas Dave Krusen e Matt Cameron receberam a honra.

LEIA TAMBÉM: Novo disco do Pearl Jam será “bem mais pesado” do que o público espera, garante guitarrista

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!