Paul McCartney em São Paulo em 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Os fãs de Paul McCartney que estiveram em São Paulo nos últimos dias certamente viveram momentos inesquecíveis. O ex-Beatle encerrou ontem (10) a sua série de três shows pela capital paulista, os quais aconteceram nos dias 7, 9 e 10 de Dezembro, sempre com o Allianz Parque lotado e com os olhares voltados para Paul.

Sabendo do carinho que a plateia tem por ele, McCartney não hesitou em entregar muito carisma e simpatia, ainda que sejam relativamente poucos os seus momentos de fala no palco. Afinal de contas, são quase 40 músicas em seu setlist e o tempo é curto!

De forma geral, Macca seguiu o roteiro que também apresentou em Brasília e Belo Horizonte, que receberam shows da turnê Got Back antes de SP. No entanto, os paulistas tiveram algumas surpresas, principalmente nos shows de sábado (9) e domingo (10), presenteando aqueles que puderam ir a todas as apresentações.

Desde um repertório diferente até momentos que evidenciaram ainda mais sua conexão com a plateia, Paul McCartney foi na onda do público e renovou mais uma vez seu legado como um dos maiores artistas vivos.

Confira ou relembre abaixo 5 momentos emblemáticos desses últimos dias que ficarão guardados na memória dos fãs brasileiros!

Novidades no setlist do terceiro show

Começamos logo pelo fim: no domingo (10), Paul McCartney presentou os fãs que aguentaram uma forte chuva na capital paulista com músicas que ainda não haviam sido tocadas em shows da atual turnê.

Ainda que esteja tocando um repertório majoritariamente igual durante sua passagem pelo Brasil, Paul já havia apresentado “A Hard Day’s Night” e “I Saw Her Standing There” como surpresas no segundo show de Belo Horizonte e da Cidade do México. Como São Paulo foi a única cidade a receber três apresentações, McCartney reservou ainda mais surpresas.

As duas já citadas ficaram de fora, mas “Drive My Car” apareceu no lugar de “She’s a Woman” no começo da noite e, mais ao final, “Day Tripper” esteve no lugar de “Birthday”, a mesma que cedeu espaço para “I Saw Her Standing There”. Pelo visto, a galera curtiu!

“Give Peace a Chance”

Mostrando sua sintonia com a plateia do sábado (9) em São Paulo, Paul McCartney tocou um pedaço de “Give Peace a Chance” em homenagem a John Lennon logo depois de “Here Today”, faixa escrita em tributo ao ex-colega de Beatles logo após seu falecimento.

Essa performance, aliás, foi resultado de um belíssimo coro puxado pelos fãs presentes naquela noite — Paul apenas os ouviu e aproveitou para dar uma palhinha do clássico de seu eterno “parça”, como definiu John nos últimos dias ao falar sobre o amigo, que completou 43 anos de falecimento justamente na sexta-feira (8).

“O Pai Tá On” e “Boa noite, mano”

Quem foi no primeiro dia de shows também teve surpresas! Seguindo sua tradição de usar um termo típico das cidades em que se apresenta na hora de dar “boa noite” à plateia, Paul mandou um sensacional “boa noite, mano” para quem estava presente na quinta-feira (7) e arrancou boas risadas da galera.

Ele repetiu a mesma introdução nos outros dois shows, mas no tempo entre os dias 7 e 9 parece ter aprendido uma frase nova que fez muito sucesso. Logo depois de tocar “Love Me Do” nas últimas duas noites e agradecer o público pelo carinho, Macca disse que “o pai tá on” e, claro, viralizou!

Show de fogos em “Live and Let Die”

Quem acompanha Paul McCartney de forma mais assídua já deve saber que a performance de “Live and Let Die” sempre vem acompanhada de um show de fogos, mas nos shows era possível perceber que não era o caso de muitos, que expressavam surpresa e alegria genuínas ao ver o espetáculo preparado com pirotecnias e muito mais.

Ainda assim, vale ressaltar que a “coreografia” dos efeitos especiais foi diferente em Brasília e, portanto, ainda havia uma expectativa razoável mesmo de quem já sabia o que esperar com relação à possibilidade de alguma surpresa, mas o show acabou sendo virtualmente o mesmo que aconteceu em Belo Horizonte.

Homenagem a Denny Laine, do Wings

Um detalhe que passou despercebido por muitos, especialmente os que não estão familiarizados com o Wings, projeto de Paul pós-Beatles, foi a homenagem a Denny Laine. O músico fundador da banda ao lado de Paul e Linda McCartney faleceu nos últimos dias e, felizmente, foi lembrado pelo colega nos últimos shows de São Paulo.

Tanto no sábado (9) quanto no domingo (10), McCartney dedicou o sucesso “Jet”, presente no disco Band on the Run (1973), para Laine. A homenagem alegrou os fãs do músico, que inclusive levaram plaquinhas com seu nome como já vinham fazendo para relembrar John Lennon e George Harrison. Foi bonito!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!