“Preguiçosos”: shows internacionais do CENA 2K exageram no playback e recebem críticas
Reprodução/YouTube

A terceira edição do festival CENA 2K estava sendo muito aguardada pelos fãs de Rap e Trap, mas alguns artistas parecem ter decepcionado o público com seus shows.

O evento foi realizado neste último final de semana na Neo Química Arena, em São Paulo, e contou em sua programação com grandes nomes internacionais como Don Toliver, Roddy Ricch e Lil Durk, além de fenômenos nacionais incluindo Matuê, Derek, Veigh, Slipmami, BK’, Tasha & Tracie e muitos outros.

Com o compartilhamento nas redes sociais de vídeos das apresentações dos dias 9 e 10 de Dezembro, tanto internautas como pessoas que compareceram ao CENA se manifestaram sobre os artistas que acabaram não entregando o esperado em seus shows, especialmente no caso de Don Toliver.

Don Toliver é criticado por excesso de playback

Na internet é possível encontrar uma série de depoimentos em que profissionais da música e internautas falam sobre o uso excessivo de playback durante as apresentações e destacam pontos de alguns shows que chamaram atenção.

Ao compartilhar um vídeo do show do rapper norte-americano Don Toliver, no qual ele aparece cantando pouquíssimos trechos de seu sucesso “No Idea” no festival, Zegon, DJ e produtor do Tropkillaz e que já foi do Planet Hemp, declarou:

É isso que eu falo toda hora, o pessoal hoje em dia não tá nem aí, e o público menos ainda, pagam ingresso só pra ver se o cara tá bonito, tá no estilo.

Playbackão Brabo. Preguiça demais. Dobras de voz na base em shows de Rap sempre foi normal, mas isso aí tá ao contrário, o cara não cantar o vocal principal e só fazer as dobras e de vez em quando ainda?!??

Continua após o vídeo

Internet destaca presença de palco dos brasileiros

Sobre o mesmo vídeo, o jornalista Felipe Mascari, que trabalha em canais especializados no Rap, comparou a performance de Toliver com os shows de artistas brasileiros:

Brasileiro em show: pirotecnia, dançarinos, equilibrista, truco ao vivo, globo da morte com 8 motos, participação do baianinho de mauá

Gringo: playback, canta a última frase dos versos e ‘braziiiiil’.

Compartilhando ainda o mesmo vídeo da performance de Don Toliver, o produtor, cantor e engenheiro de som Faustino Beats confessou sua decepção com a apresentação:

Fico um pouco triste com essa tendência de ‘show’ todo no playback. Quem me segue já me viu falar bem do Don Toliver mil vezes, adoro o som do cara, mas putz… Show deveria ser mais do que pagar pra ouvir o som junto com o artista!

A cantora e produtora ASHIRA foi além, destacando que é preciso ensaiar e se preparar para realizar shows desse porte:

A cena cheia de gente famosa, porém 80% é amadora. Sempre que vejo vídeos desses festivais grandes não consigo ver 10 segundos de tanta agonia. Pessoal não sabe se movimentar, não sustenta o fôlego, não tem interpretação, desafinades e ainda mete um playback. Vocês tão tudo morto é? Vai fazer uma academia, uma aula de canto, ensaiar essa porra, na moral! Pessoal tá sem régua de qualidade d+,o mais triste é q a maior parte dessa falta de profissionalismo é de pessoas que ganham bem e tem estrutura para montar um show bom.

Você pode conferir os comentários sobre os shows do CENA 2K em São Paulo ao final da matéria.

Shows do CENA 2K foram comparados a listening parties

Para muitas das pessoas que deixaram comentários nas redes sociais, os artistas gringos estão adotando uma estratégia de tratar os shows como se fossem uma listening party – termo usado para quando um grupo se reúne para ouvir um álbum ou uma playlist ao mesmo tempo – durante suas apresentações.

Até por isso, outra questão bastante comentada foi a falta de empolgação do público durantes as apresentações. Isso, no entanto, se estendeu também a nomes como Roddy Ricch e Lil Durk que, segundo os relatos, se esforçaram um pouco mais para apresentar uma boa performance, mas sem resposta da plateia que pode ser vista segurando celulares para o alto em boa parte do tempo.

Vale lembrar que o CENA 2K fará sua estreia em Brasília no próximo domingo, 17 de Dezembro, no estádio Mané Garrincha.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!