Assistir a um show de Paul McCartney em pleno 2023 é um privilégio. A cada passagem pelo Brasil, o ex-Beatle soma ainda mais a um legado já irretocável, principalmente quando se fala de sua relação com o país — afinal de contas, Macca vem fazendo longas turnês por aqui mesmo antes delas se popularizarem tanto quanto hoje.

Mais do que isso, não é como se Paul precisasse sequer subir aos palcos. O simples ato de fazê-lo é digno de um sorriso de qualquer grande fã, e foi exatamente o que aconteceu em São Paulo hoje. De forma geral, é como se a plateia houvesse entendido que McCartney não tinha nenhuma obrigação, muito menos necessidade, de estar ali.

Logo de cara, portanto, com “Can’t Buy Me Love”, era fácil perceber que o motivo para sua presença era muito simples. A paixão pelo que faz é algo intrínseco à figura de Paul McCartney, um dos músicos mais prolíficos de todos os tempos não apenas em questão de sucesso, mas também de uma produção grande e de qualidade.

Continua após o vídeo

Pelo mesmo motivo, entretanto, o começo dos shows da turnê Got Back no Brasil têm sempre enfrentado uma certa demora para “pegar no tranco”. A ausência de obrigações leva Macca por um caminho mais alternativo no setlist, passando inclusive por músicas menos famosas do Wings e de sua carreira solo.

A ótima “Junior’s Farm” é um exemplo disso e, ao mesmo tempo, também acaba sendo um baita presente para os fãs mais fervorosos, que talvez nunca imaginaram vê-la ao vivo. O mesmo vale para “Being for the Benefit of Mr. Kite!”, que aparece já mais ao final do show e prova que o eterno Beatle segue arriscando em escolhas ousadas (e certeiras) no repertório.

Continua após o vídeo

Paul McCartney desafia o tempo com shows no Brasil

Paul McCartney tem, atualmente, 81 anos de idade. É perceptível o quanto o músico vem tendo mais dificuldades a cada turnê, com vários momentos de falhas na voz e até nas execuções dos instrumentais. A questão é que nada disso atrapalha o espetáculo que é o show de Macca.

Talvez uma ou outra faixa, como “She’s a Woman”, poderiam ser trocadas por outras de mais fácil alcance; de forma geral, no entanto, a verdade é que McCartney tem o público ao seu lado em todos os momentos chave do show e não há como não se emocionar com performances como as de “Let It Be” e “Hey Jude”, grandes destaques da noite.

Continua após o vídeo

Um dos pontos altos especificamente deste show em São Paulo foi “Helter Skelter”, uma das mais desafiadoras canções do setlist que foi apresentada de forma irretocável. Talvez isso seja até o resultado de um repertório um pouco mais curto, como aconteceu na segunda noite de Belo Horizonte recentemente, muito possivelmente pensando na saúde vocal de Paul.

Mas o centro das atenções da noite é realmente a aura de Paul McCartney. O ex-Beatle não precisa se esforçar para esbanjar carisma, conquistando a plateia inteira com pequenas e divertidas interações como os seus “boa noite” específicos para cada cidade — em Brasília, mandou um “boa noite, véi”; em Belo Horizonte, optou por “boa noite, uai”; agora, em SP, nos recebeu com um “boa noite, mano”.

E que ótima noite!

Paul McCartney em São Paulo – 07/12/2023

Fotos

Vídeos

Setlist

1. Can’t Buy Me Love (Beatles)
2. Junior’s Farm (Wings)
3. Letting Go (Wings)
4. She’s a Woman (Beatles)
5. Got to Get You Into My Life (Beatles)
6. Come On to Me
7. Let Me Roll It (Wings)
8. Getting Better (Beatles)
9. Let ‘Em In (Wings)
10. My Valentine
11. Nineteen Hundred and Eighty-Five (Wings)
12. Maybe I’m Amazed
13. I’ve Just Seen a Face (Beatles)
14. In Spite of All the Danger (Beatles)
15. Love Me Do (Beatles)
16. Dance Tonight
17. Blackbird (Beatles)
18. Here Today
19. New
20. Lady Madonna (Beatles)
21. Jet (Wings)
22. Being for the Benefit of Mr. Kite! (Beatles)
23. Something (Beatles)
24. Ob-La-Di, Ob-La-Da (Beatles)
25. Band on the Run (Wings)
26. Get Back (Beatles)
27. Let It Be (Beatles)
28. Live and Let Die (Wings)
29. Hey Jude (Beatles)
Bis:
30. I’ve Got a Feeling (Beatles)
31. Birthday (Beatles)
32. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) (Beatles)
33. Helter Skelter (Beatles)
34. Golden Slumbers (Beatles)
35. Carry That Weight (Beatles)
36. The End (Beatles)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!