Geordie Walker morre aos 64 anos
Crédito: reprodução

Geordie Walker, guitarrista e membro fundador da banda de pós-punk Killing Joke, morreu aos 64 anos neste domingo (26) em Praga, na República Checa.

Como informou o Brooklyn Vegan, o músico havia sofrido um derrame na última sexta-feira (24) e a notícia de seu falecimento veio através do amigo próximo Luca Signorelli, que escreveu uma longa homenagem a Walker no Facebook.

A Killing Joke foi formada em 1978 por Walker ao lado de Jaz Coleman (vocal, teclado), Paul Ferguson (bateria) e Youth (baixo). Ao longo dos 45 anos de história, Geordie foi reverenciado por seu estilo inventivo e muitas vezes agressivo, sendo “copiado” até por Kurt Cobain e tendo recebido homenagens na forma de covers inclusive do Metallica.

Continua após o vídeo

Geordie Walker foi “copiado” por Kurt Cobain

O Nirvana, banda do saudoso Kurt Cobain, entrou em polêmica no passado pelas semelhanças no riff de guitarra de “Come As You Are”, lançada em 1991, com o single “Eighties”, divulgado pelo Killing Joke seis anos antes, em 1985 — aproveite para comparar as duas canções mais abaixo.

Em uma entrevista à Guitarist, Geordie chegou a dizer que os músicos ficaram “muito putos” com o suposto plágio, ainda que nenhum processo tenha sido oficialmente aberto:

Ficamos muito pontos com isso, mas é óbvio pra todo mundo. Tivemos dois relatórios de musicólogos diferentes dizendo que era [igual]. A nossa editora mandou à editora deles uma carta dizendo que era [igual] e eles falaram, ‘Blá blá blá, nunca ouvimos falar de vocês!’, mas a coisa mais histérica do Nirvana dizer que nunca tinha ouvido falar de nós é que eles já tinham nos mandado um cartão de Natal!

A história nunca foi confirmada oficialmente, mas ao que tudo indica, Geordie desistiu do processo devido ao falecimento precoce de Kurt Cobain. Talvez justamente para mostrar um sinal de paz, em 2003, Dave Grohl, que já fazia parte do Foo Fighters, chegou a gravar as partes de bateria do segundo álbum autointitulado do grupo de Geordie.

Aqui ainda vai uma curiosidade: antes disso acontecer, Dave e os Foos haviam lançado uma versão de “Requiem” como lado B do single “Everlong”, e você pode ouvir essa cover ao final da matéria, logo depois das faixas supostamente iguais.

Nota de falecimento de Geordie Walker

Na publicação que você confere na íntegra clicando aqui, Signorelli começou seu texto citando J. R. R. Tolkien, responsável por clássicos da literatura fantástica como O Senhor dos Anéis e O Hobbit:

‘Parece um golpe de machado perto das raízes’, escreveu JRR Tolkien à sua filha Priscilla falando da morte de C.S. Lewis, um dos seus amigos mais queridos. Esta manhã recebi um telefonema informando que Kevin ‘Geordie’ Walker havia morrido há poucas horas em Praga, após um forte derrame na sexta-feira passada. Para milhões de pessoas ao redor do mundo, Geordie foi o guitarrista e principal compositor do Killing Joke, uma banda de rock de dimensões lendárias. A cover do Metallica da música de 1980 do KJ, “The Wait”, apresentou a banda e o trabalho de guitarra de Geordie a pelo menos duas novas gerações, mas odeio pensar em Geordie entrando para a história por causa disso. Jimmy Page (AQUELE Jimmy Page, famoso pelo Led Zeppelin) considerou Geordie um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Mas não quero comemorar Geordie porque ele era um ‘guitarrista dos guitarristas’. Killing Joke, a banda que ele liderou durante quatro décadas de sucessos e crises, ainda é uma das mais influentes de todos os tempos. Mas outros certamente falarão sobre o retrospecto musical de Geordie melhor do que eu jamais poderia fazer. Nada disso realmente importa para mim agora. O que quero lembrar é que Geordie foi, durante 40 anos, o amigo mais próximo e a pessoa mais importante que já tive fora da minha família.

Que Geordie descanse em paz!

LEIA TAMBÉM: Paul Stanley achou que ia morrer por causa de gripe que interrompeu turnê do KISS

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!